crossorigin="anonymous">
A carta de Pero Vaz de Caminha foi levada ao conhecimento do então Rei de Portugal, D. Manuel I, por meio do navio de Gaspar Lemos, que deixou o “Brasil” em 2 de maio rumo a Lisboa.
A Carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei D. Manuel sobre a descoberta do Brasil, é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que depois viria a ser chamada de Brasil. Esta carta é o primeiro documento escrito da história do Brasil.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. ... Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha enviou a carta para o rei D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
Caminha descreve os indígenas da seguinte forma, por ordem de aparecimento na carta: Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. ... A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura.
Resposta. Resposta: "Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem.''
3)Como é a descrição das índias feita por Pero Vaz de Caminha? O que chamou mais a atenção nos portugueses? Caminha descreve as índias com cabelos muito pretos e suas vergonhas (partes genitais) são “tão alta, cerradinhas e tão limpas de cabeleiras' que dariam inveja às portuguesas.