Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos e facas artesanais), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o historiador pode ...
Resposta. Ele utiliza conceitos de outra época para explicar a atualidade. Pode ser evitado olhando apenas para o que tem em mãos e não olhando fatos lá trás.
Verificado por especialistas Fontes escritas: jornais, cartas, revistas, relatórios, documentos em geral, atas, diários, livros; Fontes não-escritas: filmes, imagens, objetos (antigos, arqueológicos, modernos) como brinquedos, ferramentas, armas, moedas e etc, além de obras de arte, por exemplo.
Os historiadores utilizam uma gama de materiais para embasar suas pesquisas. Manuscritos, artefatos, mapas, ossadas, pinturas, livros, desenhos, diários, roupas, objetos domésticos, documentos oficiais e relatos orais são alguns exemplos dos recursos de que historiadores lançam mão.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Resposta. As fontes históricas são as evidencias do passado que contribuem com o historiador a ampliar investigações históricas.
Os pedaços de cerâmicas, as pedras lascadas e polidas, as urnas funerárias com ossos humanos, as pinturas rupestres e toda a gama de achados arqueológicos são também fontes históricas, pois dizem respeito aos ancestrais do homem contemporâneo.
Historiadores do presente utilizam diversas fontes para reconstruir o passado. Através da história oral podem, inclusive, elaborar os documentos que irão analisar.