A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio (fator I).
O organismo acumula proteína fibrina na região lesionada que, ao se misturar com plaquetas, ajuda a estancar o sangramento. Ou seja, essa “casquinha” é sangue coagulado misturado a proteínas do corpo. Os especialistas alertam que mexer ou cutucar a casca da ferida pode atrasar o processo de cicatrização.
Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização. Quando não se evidencia necrose, mas há infecção ou em regiões passíveis de contaminação, a pomada com sulfadiazina de prata costuma ser uma boa indicação9.
Tecido amarelo indica a presença da liberação de fluidos resultantes da presença de bactérias. Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada.
Você pode fazer uma compressa de gelo para diminuir o inchaço e uma pressão direta para controlar o sangramento. Curativo: Feito isso, envolva a ferida em um curativo estéril ou bandagem. Se a ferida for pequena demais, ela pode se curar sem bandagem.
1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro. Isso evita que a lesão fique exposta e seja contaminada por microrganismos.
A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado. 3.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
Principais tipos de pomadas cicatrizantes
A seguir falaremos das 5 principais plantas para cicatrizar feridas:
Uma ótima estratégia para acelerar a cicatrização de feridas e cortes na pele é passar óleos, gel de babosa ou compressas de soluções com efeito cicatrizante, calmante e anti-inflamatório que podem ser feitos em casa, usando ingredientes naturais disponíveis em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.
Os alimentos e a cicatrização
O grupo de estudos descobriu que a presença de sal aumenta, no local, a ativação de macrófagos, células que auxiliam na luta contra infecções, um tipo de células brancas do sangue.
Isso porque o sal é um potente aliado no combate a infecções, além de acelerar a cicatrização. A água morna, por sua vez, melhora a circulação sanguínea na região afetada, dilatando os vasos e levando mais nutrientes para a área. Além disso, alivia a sensação de dor e o vermelhidão, causando mais conforto e bem estar.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
A inflamação passa a ser uma infecção que pode levar a galinha à morte. Faça uma pasta com enxofre e azeite e aplique-a de baixo para cima, para penetrar no lado debaixo das escamas das pernas e em toda a área atingida.
A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
UTILIZAÇÃO DE DIPIRONA COMO ANTIPIRÉTICO EM GALINHAS CHOCAS.
A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral. É contra indicado para pacientes neonatos, portadores de doenças respiratórias e portadores de alterações hematológicas (VIANA, 2007).
O Gentatec® é um antibiótico para avicultura que tem a gentamicina como princípio ativo, do grupo dos aminoglicosídeos....Gentatec®
Se, por um descuido qualquer, houver o aparecimento de choco, podemos utilizar alguns artifícios para interromper tal estado. Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria.
O choco é uma reação típica da galinha logo após a postura dos ovos, quando a fêmea se prepara para aquecê-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos. Durante aproximadamente 21 dias, as aves chocas reduzem a postura até cessá-la de vez.
21 dias
A falta de estímulo da galinha para chocar pode ser devido a uma situação de estresse, como mudança de ambiente, ou à herança genética da ave. Caso ela seja mestiça, oriunda do cruzamento com uma ave de raça pura, a ausência do choco ocorre porque algumas variedades de uma única linhagem não têm essa prática.