O bem é um ideal inteligível e só pode ser contemplado pelo Filosofo, dado que, só ele conhece o caminho para tal contemplação. Especificar a natureza dos mais altos dos conhecimentos não é tarefa qualquer, porém, Platão demonstra como o Bem se entrelaça com o inteligível e ressalta a importância que ele nos traz.
Platão, em seu texto, procura mostrar a função do bem na função noética, afirmando que o bem não é intelecto, nem seu objeto, mas é “o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder”.
Para Platão existia um mundo sensível e um mundo inteligível. O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis.
Resposta. O Mundo das Sombras,era aquele que só podia ser visto pelo senso comum uma ideia que não é a própria é que todos estão coladas nela como se fosse verdade. O Mundo da Idéias é aquele mundo da verdade e do conhecimento das pessoas.
Platão vê o demiurgo como o organizador. A ele cabe a responsabilidade de construir, pela matéria que já existe, tudo que existe no universo. Platão pensava o demiurgo então, não como deus criador, mas como um produtor, ou seja, não como aquele que traz à existência, mas como o que cria a partir da existência.
Resposta. Sim, de acordo com Platão, quando saímos do mundo sensível, passando para o mundo racional podemos nos tornar absolutos, eternos e imutáveis.
Enquanto o corpo modifica-se e envelhece, a alma é imutável, eterna e divina. A alma inteligente preso ao corpo um dia foi livre e contemplou o mundo das idéias, mas as esqueceu. ... A realidade sem forma, sem cor, impalpável só pode ser contemplada pela inteligência, que é o guia da alma.
Se não sabe dar explicação sobre alguma coisa, podemos afirmar que não tem “organização linguística” (não tem uma organização das palavras de forma pré-definida) suficiente, mostrando que, ou não tem conhecimentos sobre o que deveria discursar, ou falta-lhe experiência para tal (o que se assemelha, em partes, a não ...