Severino é o narrador e personagem principal, um retirante nordestino que foge para o litoral em busca de melhores condições de vida. Seu José, mestre carpina, é o personagem que salva a vida de Severino, impedindo este de tomar sua própria vida.
REFAZER os caminhos do retirante Severino, protagonista do auto de Natal "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto. Esse foi o objetivo de uma viagem ao sertão pernambucano em julho de 2000, para verificar, 45 anos depois de escrita a obra, como está aquela gente de vida difícil que virou poesia.
Severina: Significa “severa”, “dura”. A variante masculina deu nome ao personagem principal do livro “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, que conta a dura trajetória de um retirante nordestino, que sai do sertão em busca de uma vida melhor no litoral. ...
A resposta a Severino vem da própria vida, a partir das palavras iniciais da vizinha de José, que chega para anunciar uma boa nova, o nascimento do filho do carpinteiro. b) A resposta dada é de que sempre vale ainda a pena ter fé e esperança na vida, pois o ciclo da vida sempre se renova.
a) Afinal, quem são os severinos deste país? Resposta pessoal do aluno. Sugestão: São os trabalhadores em geral, que, no campo ou na cidade, lutam pela vida, apesar da miséria, da ineficácia dos governantes, da corrupção, etc.
E se somos Severinos iguais a tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida)(trecho do poema ...
É correto afirmar que no poema dramático Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto: I – O destino que as ciganas preveem para o recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela retirada.
(FUVEST-SP) É correto afirmar que no poema dramático Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto: a sucessão de frustrações vividas por Severino faz dele um exemplo típico de herói moderno, cuja tragicidade se expressa na rejeição à cultura a que pertence.
Pia deriva do nome latino Pius e significa "piedosa", tendo uma ligação forte com características como "justiça", "benevolência", e claro, "piedade". E por falar nisso, Piedade também é admitido como nome próprio feminino mas admito que possa parecer pesado e demasiado ligado à religião.
Josephine Garis-Cochrane
Ela prosperou entre 2600 a.C e 1900 a.C, e sumiu misteriosamente. O local abrangia várias cidades na região que hoje se encontra o Paquistão e o noroeste da Índia. As duas maiores cidades, Mohenjo-daro (foto acima) e Harappa, tinham o sistema mais avançado para escoar os despejos, digamos assim, humanos.
“A palavra piá vem dos índios, os primeiros habitantes da nossa terra. Dizem os dicionários que ela significa “coração”. A mãe curitibana tingui, índia, olhava para o menino e dizia “pia, meu piá”. Queria dizer “meu coração”.