O cálcio iônico é importante para a maioria das funções do cálcio no organismo, incluindo seu efeito sobre o coração, sistema nervoso e a formação óssea. Em comparação com a dosagem de cálcio total, a determinação do cálcio ionizado oferece a vantagem de se referir à fração do elemento fisiologicamente atuante.
Finalidade: Medir a quantidade de íon cálcio do sangue. É útil no estudo do equilíbrio ácido básico, no diagnóstico dos transtornos da coagulação, nas patologias dos ossos, transtornos endócrinos, em arritmias e em doenças que produzem acometimentos musculares. Resultados: Valores normais: Adultos 8.
O método mais apropriado para determinação do cálcio iônico é através do ISE (Íon Seletivo), porém existe a possibilidade do cálculo através da fórmula, correlacionando os níveis séricos de Cálcio, Proteína Total e Albumina.
O teste cálcio total mede ambas as formas livre e ligada. O teste cálcio ionizado mede apenas a forma livre, metabolicamente ativa. Diariamente, perde-se uma pequena quantidade de cálcio do organismo, filtrado do sangue pelos rins e excretado na urina.