crossorigin="anonymous">
O procedimento consiste em colocar uma prótese na abertura que comunica o átrio esquerdo com o direito, que deveria estar fechada. Ela tem o formato de dois cogumelos justapostos e, uma vez colocada, evitará a passagem de sangue. A correção de CIA é realizada por uma punção na virilha.
Comunicação interatrial (CIA) Acomunicação interatrial é um defeito congênito de fechamento do septo interatrial, que é a estrutura que divide parte do coração entre os lados direito e esquerdo. Durante a formação embrionária do coração estes dois lados se dividem através de uma estrutura chama septo interatrial.
Quando esse vaso não se fecha, chamamos de Persistência de Canal Arterial (PCA). Persistência quer dizer “que ficou aberto”. O PCA pode ser grande, deixando muito sangue passar da aorta para a artéria pulmonar, ou pequeno, deixando passar bem pouco sangue.
INTRODUÇÃO: a Persistência do Canal Arterial (PCA) é uma das cardiopatias mais freqüentes no recém-nascido. Caracteriza-se pela permeabilidade persistente do vaso que conecta a artéria pulmonar à aorta no feto. Geralmente, o canal arterial se fecha até duas ou três semanas após o nascimento.
O ducto arterioso é uma conexão normal entre a artéria pulmonar e a aorta necessária para a circulação fetal apropriada.
O ligamento arterial se insere na parte média da face inferior do arco aórtico. O ligamento arterial (resquício fibroso do ducto arterial) une o arco aórtico com a artéria pulmonar esquerda.
O fechamento funcional do canal arterial ocorre em até 48 horas (h) após o nascimento em recém- nascidos (RN) a termo e, em até 72h, em 90% dos RNs com mais de 30 semanas de idade gestacional (IG). Quando o ducto permanece aberto após 72h pode-se considerar persistência do canal arterial (PCA).
O fechamento ou constrição prematura do canal arterial é uma situação pouco conhecida na prática da obstetrícia, classificada como evento "raro", havendo escassa literatura acerca do assunto que se restringe basicamente a relatos de casos e trabalhos com amostras pequenas1-5.
Estrutura essencial na circulação fetal permite o desvio do débito do VD para a aorta descendente desviando o sangue da circulação pulmonar de alta resistência. Constrição prematura ou fechamento do canal arterial na vida fetal pode levar a insuficiência cardíaca direita e como consequência a hidropsia fetal.
É uma obstrução parcial da passagem do sangue na artéria aorta. A aorta é a principal artéria do corpo humano, emerge do ventrículo esquerdo que é a estrutura do coração que tem a função de bombear este sangue oxigenado do coração para todas as células.
Maciça hemorragia pulmonar no recém-nascido (RN) freqüentemente está associada à doença da membrana hialina, podendo ser, freqüentemente indistinguível desta do ponto de vista radiológico.
A hemorragia alveolar difusa é uma síndrome de sangramento pulmonar recorrente ou persistente, causada mais frequentemente por uma doença autoimune. Os sintomas comuns são dificuldade respiratória e tosse, frequentemente expectoração de sangue.
Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local. Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoe o nariz. Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro médico.
Ela é caracterizada por deterioração aguda da função pulmonar, por sangramento dos pulmões evidenciado pela aspiração de sangue do tubo endotraqueal, pela instabilidade cardiovascular e pelo aparecimento de novas imagens pulmonares.
O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.
As causas principais da hemoptise moderada/maciça dos trabalhos publicados são as bronquiectasias, câncer de pulmão, pneumonia necrosante e tuberculose.
As hemorragias internas são emergências que requerem tratamento médico imediato. Os sinais clínicos associados são a palidez das mucosas, debilidade, diminuição da temperatura corporal e um aumento da frequência cardíaca e respiratória.
Pode tanto vir de um corte interno provocado pela ingestão de algum objeto pontiagudo como de um machucado superficial em sua boca. Se o vômito apresenta apenas pontos de sangue com aspecto muito brilhante, parecendo “fresco”, é mais provável que a causa não seja gastrointestinal.
Cubra o ferimento com uma compressa estéril. Coloque o curativo nos dois lados da orelha. Depois, dobre por cima da cabeça do cachorro e segure firme para controlar a hemorragia.