Materiais de Construção I Aglomerantes. Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados. Os aglomerantes são utilizados na obtenção de pastas, argamassas, e concretos.
Aglomerantes inorgânicos Aglomerantes hidráulicos são materiais pulverulentos (pó fino) que, misturados com água, formam uma pasta capaz de endurecer por secagem natural, ou seja, provocam reação química que libera calor. Estes resistem satisfatoriamente à ação dissolvente da água.
De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes podem ser classificados em: AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES: seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. A argila é um exemplo de aglomerante inerte. AGLOMERANTES QUIMICAMENTE ATIVOS: seu endurecimento se dá por meio de reações químicas.
8 tipos de cimento e suas aplicações
Aéreos: Depois de endurecidos, não resistem bem quando imersos na água. ... aglomerantes hidráulicos se dá por ação exclusiva da água (reação de hidratação).
Os tiposmais comuns são a virgem (ou viva, como também é conhecida) e a hidratada (também chamada de apagada). A primeira é obtida pela decomposição térmica da matéria-prima, ou seja, é moída e queimada em fornos com temperatura média de 900°C – processo também conhecido como calcinação.
A cal de pintura básica da Votaran é ideal para pinturas de baixo custo, seja em áreas internas ou externas, em locais como paredes, fachadas, asfalto, madeiras, entre outros. A embalagem de oito quilos tem rendimento de 60 metros quadrados.
A cal já era conhecida e utilizada no antigo Egito. Você já comeu aquele doce de abóbora em quadradinho que é crocante por fora e macio por dentro? Pois, esse doce de abóbora é feito com cal, um pó branquinho usado em construção. As antigas doceiras do interior ainda usam a cal virgem.
A cal é um aglomerante utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Podem ser calcíticas quando grande parte do calcário que a originou é composto de carbonato de cálcio (CaCO3) ou dolomíticas, nesse caso, a dolomita (CaMg(CO3)2) é predominante em sua composição.
produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
A aplicação de cal, também chamada de “calagem” tem a função de corrigir a acidez do solo, e te explicaremos neste artigo como isso interfere na planta, e como isso é (ou deveria) ser feito. Cal hidratada usada em jardins.
Cal para neutralizar o pH Na última fase – correção de pH –, a cal é utilizada para estabilizar a acidez da água, que adquire acidez por causa dos produtos químicos usados durante o tratamento. O pH mede a acidez das substâncias numa escala de zero a 14.
O tratamento da água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público, atendendo diversas finalidades: Higiênicas - remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos; ...
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de fluor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de ion fluoreto.
Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
As estações de tratamento de água e esgoto também utilizam o processo de sedimentação em diversas etapas do processo de decantação, a fim de retirar as impurezas presentes nos fluxos de água. ... A decantação é um processo de separação de misturas usado no tratamento de água e esgoto.
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se.
Entre os principais métodos utilizados na purificação de água para laboratórios estão a destilação, a filtração, a micro, ultra e nanofiltração, a osmose reversa, a deionização, a eletrodeionização, a adsorção e a oxidação ultravioleta, além de combinações entre estas técnicas (THERMO SCIENTIFIC, 2013; ELGA, 2005).
Processos de Purificação da Água
filtração
Com essa medida, evita-se que a água fique com gosto ruim. É também um processo muito simples, e geralmente utilizado nas residências. A água passa através de uma porcelana porosa (a vela do filtro), onde a maior parte das impurezas fica retida.
Os principais produtos químicos utilizados são: oxigênio puro, nitrato, peróxido de hidrogênio, cloro, permanganato de potássio, sais metálicos, etc.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Para que esse passo a passo seja realizado, é necessária a utilização de produtos químicos para tratamento de água, esses produtos são:
O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. A Sanesul capta água dos rios e córregos por meio de bombas. Esta água é conduzida, através das adutoras de água bruta, até as estações de tratamento de água, também chamadas ETAs.