1 Anat Membrana que separa duas cavidades, duas massas de tecido. 2 Bot Parede laminar que divide duas cavidades em lóculos de um fruto composto, em lojas de um ovário composto ou em anteras; dissepimento, tabique.
Termo que define as lâminas de barro que dividem os alvéolos dos tijolos.
Séquito é o grupo que segue junto a alguém; geralmente um nobre: Rei, Rainha, etc. Este é um termo antigo que se refere ao grupo de pessoas que acompanham uma autoridade; comumente uma referência aos acompanhantes dos nobres. Equivale a comitiva.
Atenais era uma nobre grega cujas origens são misteriosas. Ela era a esposa do nobre persa da Capadócia e do rei Ariobarzanes I Filorromano e, através de seu casamento, tornou-se rainha da Capadócia.
Significado de umbral Ombreira da porta que separa um cômodo de outro; ombreira. Lugar através do qual se consegue entrar, ir para o interior de; porta, entrada, limiar.
Significado de Umbral substantivo masculino Ombreira da porta que separa um cômodo de outro; ombreira. Lugar através do qual se consegue entrar, ir para o interior de; porta, entrada, limiar. ... Etimologia (origem da palavra umbral).
Umbral é usado na Doutrina Espírita para designar, na obra espírita Nosso Lar, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o "estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a oportunidade de evolução em sua vida na Terra".
Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).
Ponto que constitui um limite, geralmente inicial (ex.: limiar da loucura; limiar da pobreza).
[Figurado] Ponto de entrada ou início de algo (ex.: o umbral da idade adulta).
O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).
O sangue de Jesus nos purifica, santifica, nos aproxima de Deus, nos justifica, nos compra, nos redime, nos torna inculpáveis; esse precioso sangue nos garante a entrada no céu, nos garante a vida eterna.
“Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”” Êxodo 3:10,11.
A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: "Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras".
Ressurreição dos mortos, a crença de que os mortos irão ser trazidos de volta à vida, é um componente comum de diversas escatologias, principalmente a cristã, islâmica e judaica.
Sábado de Aleluia