A manutenção da proximidade com um adulto preferido por um animal imaturo é a regra geral, o que sugere que tal comportamento possui valor de sobrevivência. Assim, a função do comportamento de apego é a proteção, principalmente contra predadores.
O vínculo afetivo como uma forma de se relacionar com o outro na perspectiva de manter-se ligado emocional e/ou comportamentalmente, apresenta-se na relação cuidador e criança como um meio de subsistência e manutenção de um ambiente adequado para o desenvolvimento maturacional sadio desta última.
Então, mãe, se você deseja um vínculo afetivo com seu bebê e mais – que esse vínculo seja forte e duradouro – siga seu coração. Dê colo, amamente, passe o maior tempo possível com ele. Não se preocupe, isso não irá durar para sempre, logo ele se mostrará mais independente e você falhará algumas vezes em atendê-lo.
1 O que ata, liga ou aperta; atadura, liame, nó. 2 O que estabelece uma relação lógica ou de subordinação. 3 O que liga afetivamente duas ou mais pessoas; relação, relacionamento. 4 O que restringe ou condiciona (algo).
A relação entre a afetividade e a aprendizagem tem influência fundamental que garantem ao aluno um ensino de qualidade, além de contribuir na formação da criticidade, solidariedade, criatividade e felicidade.
Existem diversas maneiras de trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Os professores podem conversar com os alunos antes ou depois da aula para saber o que eles fizeram em casa, acompanhar as atividades de perto destacando pontos positivos e elaborar atividades interativas.
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
A presença e a entrega pessoal são elementos centrais da pedagogia marista. A presença junto às crianças e adolescentes concretiza-se, portanto, em uma relação baseada no afeto, propiciando um clima favorável à aprendizagem e à apropriação de valores. ...
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.
Piaget reconhece que, nos processos de assimilação e acomodação, o aspecto afetivo se traduz pelo interesse do self pelos objetos de conhecimento. ... O papel da afetividade é funcional na inteligência, é a fonte de energia que a cognição utiliza para seu funcionamento.