penetração de fluido ou substância num corpo, num espaço, etc.
adjetivo Que perdeu a essência humana; que se tornou ou ficou desumano. Etimologia (origem da palavra desumanizado). Part. de desumanizar.
O ser humano é o indivíduo pertencente à espécie viva que se distingue das outras por possuir inteligência, que pode usar para elaborar conceitos e realizar outras atividades intelectuais. Isso é o que significa ser humano. ... A espécie Homo Sapiens é a única pertencente ao gênero Homo que ainda existe.
— Ser mais humana é ser mais sensível às realidades do dia a dia. — É saber escutar a si mesmo e compreender nossas necessidades, mostrar empatia, colocar-se no lugar do outro.
François Lapantine define o enfoque da antropologia como o estudo do homem por inteiro, “em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas”.
Ora, a Antropologia Teológica – em estreita sintonia com a Filosofia e as ciências modernas – tem o papel de pensar a natureza e a ação do humano no mundo histórico e cultural e, com isso, a sobrevivência do cosmos, assim como a sua abertura para a transcendência.
Áreas de estudo da Antropologia
“Alguns teóricos, como Lévi-Strauss, acreditam que o homem começou a desenvolver a cultura a partir do momento em que criou a primeira regra”, afirma o especialista, considerado uma das referências na área em todo o mundo. “Clifford Geertz descreve o ser humano como um computador que nasce apenas com o hardware.
Resposta. A cultura difere os seres humanos dos demais animais pelo fato destes serem racionais e terem visões e interpretações do mundo, relacionando-se e construindo.
Os animais, por não terem consciência como o homem pensante, possui diferença no que tange a inclusão como membro de sociedade, porém, assim como os homens, eles se desenvolvem a partir de grupos, tendo todo um sistema de vivência em coletivo.
Vale ressaltar que a lista de animais que têm cultura não está restrita a chimpanzés, macacos-pregos, gorilas, orangotangos e outras espécies próximas do homem. Há muito tempo, os cientistas sabem que os mamíferos marinhos, como baleias e golfinhos, têm uma inteligência surpreendente.
Vimos que a cultura é eminentemente uma atividade humana, ou seja, o homem e a mulher são os responsáveis pelos usos e costumes que o grupo, ao qual pertencem, produz. Neste processo nasceram diversas culturas que são expressões dos grupos que as conceberam.
A principal diferença entre os seres humano e os outros animais é que somos animais racionais, ou seja, possuímos a capacidade de raciocinar, de pensar. ... Os animais por outro lado, apenas se adaptam ao meio que os rodeia, de acordo com as suas necessidades.
O que nos diferencia dos outros seres vivos trata-se da razão, de modo que a racionalidade humana nos permite não apenas sobreviver no meio em que vivemos, mas também interferir e adaptá-lo às nossas próprias necessidades.
São características que distinguem os. humanos dos animais, Exceto: a) O fato dos humanos transmitirem cultura para sua descendência. b) A capacidade de produzir e interpretar símbolos como a escrita.