O professor pode auxiliar nessa garantia de forma a ser um "ponte" que liga ao o conhecimento ao aluno de maneira didática, onde o aluno seria o protagonista do processo de ensino e aprendizado.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. ... § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.
Através da relação professor-aluno, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, pois o professor entende que ensinar é respeitar os saberes dos alunos e suas diferenças para proporcionar novas articulações com novos saberes.
O ideal é que o professor seja criativo, proponha trabalhos diferentes e permita que o humor se faça presente no contexto educacional. Uma dose de irreverência e alegria é capaz de tornar o aprendizado mais divertido, leve e prazeroso, e, consequentemente, os alunos se sentirão mais motivados a participar.
O professor é considerado um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado, os costumes e hábitos das novas gerações.
A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola.
Um bom professor precisa construir relacionamentos sólidos com seus alunos e colegas de trabalho, afinal, educação é acima de tudo uma atividade que envolve pessoas e sentimentos. O professor é o responsável por desenvolver um dos primeiros laços afetivos fora do círculo familiar da vida de uma criança.
Pode-se pensar que a proposta de trabalho com arte na educação poderia ter estratégias e metodologias mais exitosas para o ensino, a construção e a ressignificação dos saberes. ... E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.
6 dicas de projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos
Promova encontros, estreite a comunicação e deixe os canais de contato abertos. Esse tipo de atitude faz com que as famílias se sintam mais confiantes em relação à escola — o que também será refletido no desempenho dos pequenos.
Veja 5 maneiras de atrair os pais para a escola
A seguir, compartilho algumas ações que podem fortalecer a relação entre escola e comunidade:
Ter um canal de comunicação eficiente com os responsáveis pode ajudar muito. Isso é algo que a tecnologia permite, e seu uso inteligente pode melhorar muito os resultados. Neste artigo, falamos sobre como é possível transformar a experiência escolar para criar laços com as famílias.
A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.
Melhorando o relacionamento entre a escola e a família
10 Dicas para uma comunicação escolar eficiente
Escuta ativa, aproximação humana, canal aberto para tirar dúvidas e transparência foram alguns dos caminhos seguidos para oferecer segurança aos pais
Não se sinta culpado por não conseguir atenção das famílias, mas procure entender seus motivos e sugerir novas interações. Pode acontecer de alguma família não se comprometer com a atividade proposta porque realmente ignorou a sugestão, mas não tome esse comportamento como um padrão!