Aishiteru é um termo da língua japonesa cujo significado pode ser entendido como "eu te amo". Aishiteru é o verbo amar. Outras expressões com o significado de "eu te amo" são: "aishiteru imasu", watashi aishiteru (watashi significa "eu"), kimi wo aishiteru (kimi significa "tu, você").
Você também pode dizer 「愛してる」 (aishiteru) “Eu te amo”, mas tome cuidado para não utilizá-lo demasiadamente. No Japão, o amor é mostrado mais com gestos do que por palavras.
A humildade, sinceridade e a cortesia são valores muito apreciados pelos chineses. Em resumo, guardar a face e nunca fazer perder a face dos seus interlocutores é a regra de ouro.
Os chineses possuem alguns hábitos bem diferentes dos praticados no Ocidente. Para você não passar por nenhum desconforto por lá, separamos algumas dicas: Cumprimente apenas inclinando a cabeça, no máximo dê um aperto de mão, mas só se o chinês levantar a mão primeiro, pois o contato físico deve ser o mínimo possível.
O arroz, prato básico na mesa dos brasileiros, é símbolo da China, onde existem muitas lavouras. O macarrão também surgiu lá, há mais de 4 mil anos, embora os italianos é que tenham ficado famosos com o prato. Além disso, criaram o frango xadrez e, pasme, o sorvete. Ele já era fabricado lá, no séc.
A rotina de trabalho é sempre puxada? O regime 9-9-6, de entrar às 9 da manhã e sair às 9 da noite, seis dias por semana, é muito comum. Muita gente de fora sofre com isso. No almoço, os chineses saem para comer, voltam para a sala, apagam as luzes e dormem por uma hora, religiosamente.
Uma jornada de trabalho de 12 horas diárias, seis dias por semana, é o que um dos homens mais ricos da China tem a oferecer aos seus funcionários.
São 72 horas por semana, o que muitos críticos enxergam como exagero. No país, como no Brasil, a jornada de trabalho oficial é de 44 horas. Mas jornadas longas e cansativas sempre foram a regra nas fábricas chinesas. Foi assim que o país se tornou praticamente o parque industrial do mundo.
Principais Direitos Trabalhistas Jornada de Trabalho: 44 horas/semana, para pessoal escritório; demais casos – horas são definidas por semana, mês ou trimestre; gerentes e outros – não há regra. Descanso semanal: um dia. Horas Extras: 44 horas, sendo 50% de acréscimo, 100% no DSR e 200% nos feriados.
Se somarmos todas as horas que os funcionários deverão ficar em serviço, um colaborador chinês pode chegar a trabalhar 12h por dia e 72 horas semanais. A jornada de trabalho de um brasileiro, por sua vez, não pode ultrapassar o tempo máximo de 48 horas por semana.
Conforme a lei trabalhista japonesa a carga horária é de 8 horas diárias ou 40 horas semanais, assim como na maioria dos países. Mas os funcionários podem escolher fazer até 45 horas extras por mês, onde eles recebem de 25% a 50% mais que o salário por hora padrão.
Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a Colômbia é o país em que se passa mais tempo trabalhando: são em média 47,7 horas por semana – cerca de 9,6 horas por dia útil.
Com informações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a empresa de pesquisa fez um levantamento e descobriu que o México é o país onde os profissionais trabalham a maior quantidade de horas por ano – são mais de 2.
Seguem-se o Luxemburgo e a Bélgica: este último país tem um índice de produtividade de 129,9, quase menos 65 pontos que a Irlanda, e trabalha quase mais uma hora (37,2). Os Países Baixos são os que têm menos horas de trabalho por semana (30,4), mas não deixam de ter uma produtividade superior à média da UE (110,4).
A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.
Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da empresa e faz parte do Direito do Trabalho. A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Este é o limite máximo para o trabalho normal.