A importância da gestão do conhecimento está nas habilidades e competências individuais que são extremamente importantes para a integração entre a empresa estudada e seus colaboradores, pois competências e habilidades somadas possibilitarão a eficiência e a eficácia dos objetivos empresariais.
A Tecnologia da Informação deve ser uma forte aliada à Gestão do Conhecimento, propiciando um ambiente eficiente e estruturado para seu desenvolvimento, porém, da mesma forma que o conhecimento é oriundo das pessoas, somente elas podem gerar e tirar proveitos disto, de forma a agregar valor e competitividade à ...
Um dos fatores que mais contribuiu para ampliar o conhecimento é a formação de uma massa crítica e o processo de internacionalização nas organizações. Todo o tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão, no sentido de aliar a busca de conhecimento, à busca de resultados.
Confira alguns exemplos de práticas de gestão do conhecimento:
Os resultados desta pesquisa apontam que o processo de GC é constituído de quatro etapas: aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. Na fase de aquisição, as temáticas estudadas são aprendizagem organizacional, absorção de conhecimento, processo criativo e transformação do conhecimento.
Pergunta 2 1 em 1 pontos São fases da implantação da Gestão do Conhecimento: I. compartilhamento do conhecimento tácito. II. criação de conceitos.
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).
Conheça as melhores práticas para uma gestão de pessoas
A gestão é um meio de organização e administração. ... A aplicação da gestão em uma empresa é de suma importância, uma vez que essa controla tais áreas. Ela funciona identificando os erros cometidos até então ou que ainda podem ser cometidos, onde se quer chegar, como chegar e direcionar.
O mundo está em constante transformação, e as organizações não estão alheias. Essa é a importância da gestão de processos: fazer com que a empresa se enquadre nas novas realidades impostas pelo mercado. Antes disso, e talvez ainda mais importante, as práticas da gestão de processos ajudam a combater o desperdício.
Identificar tarefas prioritárias Outro ponto fundamental é a qualidade do tempo. Ao definir graus de relevância, os gestores passam a ter mais tempo para a análise de ações estratégicas, evitando perda de prazos, prejuízos e insatisfação dos clientes.
De maneira simples e prática, processo é o formato estruturado e rico em detalhes a respeito da explicação ou passo a passo de uma atividade que será desenvolvida pelas equipes da empresa. Seu objetivo é padronizar e escalar a realização da atividade.
Sua importância estende-se a diversos níveis sociais e ambientais. Além da geração de empregos e movimentação de renda, as organizações contribuem para o desenvolvimento social e ambiental da nação. As organizações são participantes ativas na sociedade, ou seja, são agentes modificadores da sociedade.
A função social da empresa e a comunidade Portanto, atuar para o bem-estar geral da comunidade promovendo melhor qualidade de vida para todos aumentam a credibilidade da empresa perante aos olhos da sociedade. Dessa maneira, a função social da empresa é realizada de forma plena e satisfatória a todos.
A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
A globalização produtiva ocorreu com o crescimento e a expansão das multinacionais. ... Várias multinacionais industriais apresentam lucro maior no setor financeiro que na produção industrial. Muitas multinacionais já são mais ricas que países.