adjetivo Irregular; com irregularidades; de terreno escarpado: superfície áspera. Pouco agradável ao toque, ao tato: blusa áspera. [Figurado] Rude; difícil de tratar, de conviver; que é ríspida: colega áspera. [Figurado] Árdua; muito complicado de executar: atividade áspera.
O contrário de opaco é: Contrário de baço: 1. transparente, translúcido, transluzente, desembaçado, vítreo, diáfano, hialino, especular.
De superfície irregular: 1 rugoso, crespo, acidentado, desigual, desnivelado, escabroso, escarpado, fragoso, irregular, pedregoso. Grosseiro: 2 bruto, acerbo, desabrido, duro, grosseiro, intratável, rígido, rigoroso, ríspido, rude, severo.
Significado de Áspero adjetivo Não regular; que contém irregularidades; diz-se do terreno escarpado.
Ásperos é o plural de áspero. O mesmo que: rijos, agrestes, ácidos, bravios, complicados, duros, escabrosos, fortes, grosseiros.
Use o lado mais caracachento da esponja para tirar a sujeira. Seus pés estão caracachentos, precisa lixá-los.
1. Objeto pontiagudo. Objeto que possui uma ponta. A faca é um objeto pontiagudo.
substantivo masculino Resistência contrária em relação ao movimento de dois corpos que estão em contato: força de atrito. [Figurado] Falta de entendimento; em que há conflito, desavença; choque: teve um atrito com o dono da empresa e foi mandado embora. Fricção entre dois corpos, geralmente duros ou ásperos; fricção.
O coeficiente de atrito é um coeficiente adimensional que expressa a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contato ao deslizar um em relação ao outro. ... Depende de muitos fatores tais como o acabamento das superfícies em contato, a velocidade relativa entre as superfícies, a temperatura, etc…
A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento. A força de atrito depende de dois fatores: ... Quanto mais “lisos” ou “polidos” estiverem os objetos em contato, menor será a força de atrito.
Resposta. Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objeto está em movimento em contato com outro, e sempre para lhe diminuir o movimento. Esta força é causada pelo contato dos dois corpos ou meio em que se move o corpo em movimento - neste caso especial, designado por viscosidade.
Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; ... Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.
O atrito é responsável pela conversão do movimento circular da roda no movimento retilíneo de um veículo. ... Assim, o atrito que ocorre é atrito estático, apesar da roda e do veículo estarem em movimento, pois não há deslizamento relativo entre o pneu e o asfalto.
VANTAGEM: O atrito permite o movimento, se não existisse o atrito, você nem iria andar para frente. DESVANTAGEM:O. gasto em energia é convertido em calor. Á desgaste dos objetos.Se nao existisse atrito, os materiais que usamos hoje como por exemplo , o pneu de carro nunca terminariam.
Sem o atrito as correias não poderiam mover as máquinas e os pregos não se prenderiam nas paredes. O atrito é, às vezes, prejudicial. Ele desgasta as superfícies que escorregam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor.
Como sabemos, a força de atrito é determinada pela seguinte equação matemática: Fat = μ. N, onde μ (mi) é o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície que ele se encontra.
A força de atrito surge em razão do contato entre a superfície e o corpo sobre ela. Ela pode ser do tipo cinética ou estática. A força F aplicada horizontalmente no corpo abaixo atua com a finalidade de movimentar o objeto. ... A força de atrito surge pelo contato dos corpos com a superfície onde são colocados.
Quanto mais rugosas forem as superfícies de contacto entre os corpos, maior a força de atrito e maior a oposição ao movimento. Quando a Massa do corpo é baixa, o seu Peso também é baixo, e as forças de atrito são reduzidas. Quando a Massa do corpo é alta, o seu Peso também é alto, e as forças de atrito são elevadas.
Quando a força aplicada for maior que a força de atrito de destaque, o corpo entrará em movimento. A partir desse momento, o atrito deixa de ser estático para se tornar cinético, ou seja, o atrito cinético é o atrito que ocorre quando os corpos estão em movimento.
A energia cinética é convertida em energia térmica sempre que ocorre movimento com atrito, por exemplo, quando um fluido viscoso é agitado.
É o mecanismo pelo qual se desenvolvem forças de resistência superficiais ao deslizamento de dois corpos em contato. Estas forças aparecem devido à interação de irregularidades microscópicas presentes nas superfícies e que apresentam resistência ao cisalhamento.
Os principais efeitos da aplicação de uma força são: variação do módulo da velocidade, quando aplicada na mesma direção do vetor velocidade e variação da direção do vetor velocidade, quando aplicado em uma direção diferente. A força tira o corpo do MRU ou do repouso, quando aplicada em uma intensidade adequada.
Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.
A energia pode ser definida como a capacidade de produzir um efeito, que pode ser de forma transitória ou permanente. ... As formas permanentes são: energia interna, potencial, cinética, química e nuclear. O conceito de energia está diretamente relacionado à capacidade de realizar trabalho.
A energia é um conceito em física que está ligado à capacidade de realizar trabalho. Um dos conhecimentos fundamentais sobre a energia é o Princípio da Conservação da Energia. A energia não se perde ela sempre se transforma em um outro tipo de energia através da execução de um trabalho.
A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. ... Desde o carro — que transforma a energia química da combustão da gasolina em energia mecânica — até uma lâmpada — que transforma a energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.
Dentre os principais tipos de transformações de energia pode - se citar: energia solar em energia elétrica, energia cinética em energia elétrica e energia eólica em energia elétrica.