Volume é definido como a capacidade que um corpo possui de comportar determinada substância, é o espaço ocupado por um corpo. Figuras geométricas tem volume, exemplo: cilindro, cone, cubo, paralelepípedo, pirâmide e prisma. ... As unidades de volume são definidas pelo SI (Sistema Internacional de Medidas).
A maneira mais simples de calcular o volume é multiplicar o número de repetições realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês pela carga levantada. Por exemplo, se 45 kg são usados para realizar 100 repetições, o volume de treinamento é de 450 kg = 10 repetições X 45 kg.
Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.
A intensidade está relacionada a um conjunto de variáveis, tais como a carga, velocidade de execução, amplitude do movimento e tempo da pausa. O Volume é mensurado pela quantidade de séries, repetições e quantidade de exercício realizado por treino ou por semana.
Volume = quantidade de exercícios, séries e repetições. Intensidade = Sobrecarga (peso), intervalo e velocidade.