Requisitos: Para ser Técnico Judiciário, é necessário ter ensino médio completo – alguns concursos exigem também formação de curso técnico em ramos específicos como Administração, Tecnologia da Informação, Enfermagem, entre outros. Salário: O salário médio da profissão costuma ser cerca de R$4.
Basicamente, ele é formado por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, agrupados nos seguintes órgãos:
O Poder Judiciário é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126. Ele é constituído de diversos órgãos, com o Supremo Tribunal Federal (STF) no topo. ... No sistema Judiciário brasileiro, há órgãos que funcionam no âmbito da União e dos estados, incluindo o Distrito Federal e Territórios.
Competência para julgar: Presidente da República; Vice-Presidente da República; Parlamentares do Congresso Nacional; Ministros do STF; Procurador-Geral da República.
É composto por no mínimo sete membros: três deles são escolhidos por meio de votação entre os ministros do STF; dois, entre os do STJ; e os outros dois são nomeados pelo presidente da República. ... São compostos por sete juízes nomeados pelo presidente da República.
A única diferença é que enquanto os ocupantes dos cargos legislativos são escolhidos pelo voto popular, ministros e juízes do Judiciário são nomeados pelo chefe do Poder Executivo, com exceção dos Juizes do Tribunal Superior Eleitoral, que escolhem por voto secreto cinco dos seus sete membros (vide Art.
Além da Justiça Comum, que aprecia causas diversas, o Poder Judiciário brasileiro dispõe de estruturas judiciais específicas para lidar com questões afetas aos ramos eleitoral, trabalhista e militar. São eles a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar.
Em regra, não absoluta, é da competência da Justiça "federal" comum ou ordinária o julgamento das demandas em que houver interesse da União, de autarquia federal ou de empresa pública federal. As demais demandas são julgadas pela chamada justiça "estadual".
A Justiça Comum é aquela constituída pela Justiça Federal e Estadual. ... Já a Justiça Estadual é de competência residual, ou seja, julga matérias que não sejam da competência dos demais segmentos do Judiciário.