Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B". Esperamos que vocês tenham aprendido a nossa dica para escrever corretamente as palavras.
É devido à fonética (veja consoantes bilabiais): Para pronunciar o m , é necessário juntar os dois lábios, diferentemente do n . Como a pronúncia do p e do b também requerem a junção labial, é conveniente utilizar o m antes do p e do b , como forma de ligação entre as características fonéticas das letras.
M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P.
Nasalização. A nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz. De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta.
2. Quanto ao [ɫ], que ocorre em final de sílaba, trata-se de uma consoante que há muito está descrita por vários investigadores e gramáticos com diferentes termos, em função da perspetiva teórica adotada. ... ª Helena Mira Mateus et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003, pág. 1016).
Você sabia disso? Em português temos poucas palavras terminadas com n. Entre elas podemos citar hífen, éden, abdômen, cólon, espécimen, glúten, hímen, pólen, sêmen, ânion, cânon, cátion, elétron, nêutron, plâncton, próton, líquen…
Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.