Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
Comenius adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. “Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”, diz Gasparin.
Ele era devotado seguidor de Jan Huss e, predecessor do filósofo Jean Jacques Rousseau, foi o criador da Pedagogia Moderna. Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito "Ensinar tudo a todos", o qual resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória.
- Comênio e Ratíquio: ... Comênio foi um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes, sendo o primeiro grande nome da moderna história da educação, considerado como o Pai da Didática Moderna.
A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional. ... A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos.