Resposta: No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta.
No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. ... As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal...
Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais.
Ela termina em sinais de pontuação, seja o ponto final, a exclamação, a interrogação, os dois-pontos ou as reticências. A frase pode ser verbal (possuir verbo) ou nominal (sem verbo).
Distingue-se parágrafo de frase (expressão de uma ideia, que pode ser apenas uma palavra, ou mais), oração (sujeito + predicado, ou simplesmente predicado) e período (oração ou conjunto de orações que expressam um sentido completo).
Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.
A vírgula é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades. Portanto, seu uso vai além da pausa rítmica.