O segredo é a farinha peneirada, sabia? É que na maioria das vezes, a farinha empacotada perde um pouco a textura leve de pó e fica mais pesada. Aí, quando você peneira, ela volta ao normal e fica mais aerada, ou seja, com ar entre entre ela, deixando a massa do seu bolo ou pão muito mais fofinha.
Basicamente, o trigo passa por três processos até se tornar farinha. Primeiro, é feito o processo de separação e, em seguida, o processo de moagem para deixar a farinha mais palatável e reduzi-la a pó. Por último, há o enriquecimento e a farinha está pronta para ser consumida (veja mais aqui).
Como fazer farinha de trigo em casa
Nos primórdios, a produção do trigo brasileiro se concentrou em São Paulo, mas aos poucos foi migrando para a região Sul, onde se concentra até hoje. Os maiores estados produtores de trigo no país são o Rio Grande do Sul e o Paraná, tanto em área como volume de produção; São Paulo fica em terceiro lugar.
O glúten é uma substância fibrosa, elástica, pegajosa, de coloração âmbar, formado pelas proteínas quando a farinha de trigo é misturada com água e submetida a mistura mecânica. É o responsável pela retenção dos gases da fermentação, o que promove o crescimento dos pães.
Trigo Brando - usado para fabricação de bolos, bolachas (biscoitos do- ces), produtos de confeitaria, pizzas e massas do tipo caseira fresca. Trigo tipo pão - fabricação de pães tipo francês ou d'água, massas ali- mentícias secas, folhados e uso doméstico.
1. O que é o glúten? Ele é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Ou seja, não é uma invenção da indústria moderna, por exemplo, como foi o caso da gordura trans, só para fazer uma comparação.
O vital glúten é um concentrado protéico (com cerca de 80% de proteína) na forma de pó de coloração branco-acinzentada quando extraído de massas de trigo.