O abscesso pulmonar é provocado quando micro-organismos, geralmente bactérias, se instalam no pulmão e provocam necrose do seu tecido.
Abscesso pulmonar ou abcesso pulmonar é a necrose do tecido pulmonar e a formação de cavidades (com mais de 2 cm) contendo resíduos necróticos ou fluido, causado por infecções microbianas.
CID10 - J18 - Pneumonia Por Microorganismo Não Especificada.
Pneumonia é uma inflamação dos pulmões que afeta sobretudo os pequenos sacos aéreos denominados alvéolos pulmonares. Os sintomas mais comuns são tosse seca ou produtiva, dor no peito, febre, calafrios e dificuldade em respirar, com dor aguda durante inspirações profundas.
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
Sintomas de Pneumonia
PCR: Valores aumentados corroboram o diagnóstico de pneumonia bacteriana. Hemocultura: Essencial para todos os quadros com necessidade de internação hospitalar. Líquido pleural: O derrame pleural ocorre quando se acumula líquido entre as pleuras parietal e visceral.
O diagnóstico da pneumonia bacteriana pode ser feito por um clínico geral e/ou médico pneumologista através de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue e/ou exame de catarro.
Pneumonia é a inflamação dos pulmões, normalmente causada por uma infecção. Há vários tipos de pneumonia, a mais comum é causada pela bactéria chamada Streptococcus pneumoniae.
As principais estruturas envolvidas na pneumonia são os alvéolos, pequenos sacos de ar onde acontecem as trocas gasosas —eles se inflamam e podem ficar cheios de pus, causando febre, tosse e dificuldade para respirar. Os brônquios (que ligam os alvéolos à traqueia) também podem ser afetados.
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo.