Para calibrar um pulverizador de barras, que possui um depósito de 400 litros, o trator gastou 83 segundos, para percorrer uma distância de 50 metros. Em seguida, coletou-se o volume aplicado por um dos bicos da barra, durante o tempo de 83 segundos. O volume coletado foi de 1,2 litros (1 litro e 200 ml).
→Aplique a água, por faixa, na área marcada anteriormente, usando sempre o mesmo ritmo de bombeamento e de passadas que se utiliza durante as pulverizações; →Após pulverizar com água toda a área, completar o volume do depósito com água até a marca da capacidade máxima do depósito.
Método de Calibração:
A tecnologia de aplicação consiste na adoção de todos os conhecimentos técnicos disponíveis para proporcionar a correta colocação de um produto biologicamente ativo (defensivos agrícolas, por exemplo) no alvo (planta, praga, solo etc.).
Existem diversos tipos de bicos para pulverização, mas os principais são o leque ― cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque ― e o cônico, que tem padrão circular.
São vários os fatores que influenciam a eficiência de uma aplicação de defensivos agrícolas: o tipo da ponta de pulverização, o pulverizador, a cultura, o produto utilizado, as condições climáticas entre outros.
Deriva é o movimento de um produto no ar, durante ou depois da aplicação, para um local diferente do planejado para aplicação. A deriva reduz o efeito do produto, uma vez que a dose aplicada será menor, além de causar prejuízos econômicos, quando atinge culturas próximas da área de aplicação.
Tecnologia de aplicação de defensivos. A tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar o produto, mas sim na interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental.
Além disso, siga as seguintes recomendações:
Fungicidas: agentes físicos, químicos ou biológicos que combatem fungos causadores de doenças nas plantas. Nematicidas: defensivos utilizados para controlar nematoides (vermes) parasitas de plantas. Herbicidas: são produtos que servem para eliminar ou impedir o crescimento de plantas daninhas.
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.
O glifosato é o agrotóxico mais vendido no mundo. É usado para matar ervas daninhas nas maiores culturas agrícolas: soja, milho, trigo, algodão e café. São essas produções que “puxam” as vendas dos principais pesticidas.