A metodologia de ensino de Paulo Freire Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.
De maneira sucinta, a filosofia da educação possui como objetivo primordial esclarecer o conhecimento educacional, priorizando as teorias pedagógicas, através de análises dialéticas, lógicas e retóricas.
Os principais objetos de estudo dessa área da filosofia são as práticas educacionais e as teorias pedagógicas. As tarefas mais importantes da filosofia da educação são, portanto, a análise e a formulação exata do que significam os conceitos “educação” e “pedagogia”. ...
A Filosofia da Educação no Brasil baseia-se nas ideologias de autores clássicos tradicionais e contemporâneos que discutem as concepções dos tradicionalistas e a interferência internacional.
Qual é o objetivo da Filosofia? ... A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. É a chance de estudar com profundidade, ler sobre a essência do homem e a formação das sociedades.
A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, Page 4 4 Estação Científica - Juiz de Fora, nº 13, janeiro – junho / 2015 doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer ...
Pelo menos desde Bacon e Descartes, a filosofia da ciência tem sido marcadamente justificacionista. O justificacionista assume que nossas teorias (pontos de vista, opiniões, etc.) acerca da realidade só têm valor e, portanto, só podem ser aceitas se puderem ser devi- damente justificadas.
Sobre a Filosofia da Educação, é correto afirmar que: Na Grécia Antiga, Platão e Aristóteles sistematizaram em correntes filosóficas e pedagógicas as aspirações de seus respectivos tempos, apresentando-se como pedagogos e filósofos.
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. ... Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa por pessoa, bem como também pode variar no decorrer da vida de cada humano.