Era tarefa dos magistrados, ou seja, os responsáveis pelas decisões do Senado, exercerem atividades como: a cobrança de impostos, julgar crimes, como também vigiar os costumes públicos. Os patrícios eram quem conduziam as decisões políticas e também constituíam parte do Senado.
Patrícios: grupo social dominante. - grandes proprietários de terras, escravos e gado. ... Clientes: eram plebeus que passaram a prestar serviços aos patrícios em troca de alimentação, proteção e moradia. Escravos: possuam tal condição como prisioneiros de guerra ou em razão das dívidas.
Os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. ... Das cerca de 130 gentes patrícias originais, no ano de 367 a.C. restavam apenas 22, compostas por 81 famílias.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana.
1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma República, sobre os magistrados, qual o nome do cargo que era ocupado por dois patrícios, um deles responsável em comandar o exército, o outro presidia o Senado e administrava a cidade: ( ) pretor. ( ) censor.
Função: Cliente. Pessoa do grupo para quem o projeto está sendo desenvolvido. Possui como funções de sua responsabilidade definir os requisitos, validar as entregas e aprovar os resultados importantes do projeto.
Significado de Paisano substantivo masculino Aquele que não é militar; civil. Quem possui a mesma pátria que outro; conterrâneo, compatriota, patrício.
- Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. ... Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos.
Os plebeus eram indispensáveis na formação do exército, uma vez que constituíam a maior parte da população. Conscientes disso e cansados de tanta exploração, os plebeus recusaram-se a servir o exército, o que representou duro golpe na estrutura militar de Roma.
substantivo masculino Indivíduo que fazia parte da plebe, camada popular da sociedade, que se dedicava ao comércio, aos trabalhos agrícolas. adjetivo Que faz referência à plebe; plebeico. Que não faz parte da nobreza, classe dos nobres. ... Etimologia (origem da palavra plebeu).
O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.
Resposta. A divisão de classes com as distinções e desigualdades; a busca pela conquista por novas conquistas; o interesse na participação no Senado e na formação de famílias.
As razões são as seguintes: Com a República, os patrícios se consolidaram no poder que durante as guerras de conquistas só os patrícios eram privilegiados deixando a maior parte da população, no caso o plebe excluída de quaisquer direitos políticos, econômicos e sociais.
Resposta. tudo aconteceu por causa da pax romana, com o fim das guerras e conquistas os soldados permaneciam em Roma as riquezas Romanas era baseada em saques e escravos e com o fim destas ações deu-se inicio aos conflitos internos, foi nesta época que surgiu circo e Pão de graça.
As principais queixas dos plebeus quanto a sua participação nas tomadas de decisão na República Romana eram a falta de representatividade política, visto que por um largo período os mesmos não tinham acesso a cargos públicos e nem poderiam ser eleitos. Isto mudou com a criação do cargo de Tribuno da Plebe.
Esvaziando as tropas militares da cidade, os plebeus se refugiaram no Monte Sagrado exigindo a criação de um cargo político exclusivamente controlado por plebeus. Em resposta, o Senado Romano constituiu a magistratura dos Tribunos da Plebe, que poderiam vetar qualquer lei que ferisse o interesse dos plebeus.
República. No período republicano, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe, em uma assembleia. Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuleia, votada pouco tempo depois da Lei das Doze Tábuas e o direito de eleger magistrados plebeus.
Dentre os direitos políticos conquistados mais importantes estão: ... → Lei das Doze Tábuas (448 a.C): primeira compilação de leis romanas escritas. → Lei Canuléia (445 a.C): permitia o casamento entre patrícios e plebeus. → Lei Licínia (367 a.C): permitia que os plebeus participassem do consulado.