O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
Como parar a palpitação cardíaca
5. Faz bem para o coração. O estudo que analisou 64 pessoas diabéticas também descobriu que aquelas que tomavam chá de camomila com as refeições tinham notáveis melhoras em seu colesterol total, triglicérides e nos níveis de colesterol LDL (o chamado "colesterol ruim"), em comparação com aqueles que bebiam água.
E tem mais: “O chá de boldo-do-Brasil, por exemplo, também pode ser usado no combate à pressão alta, dor de cabeça, glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica”, comenta Maria Adélia.
Inclusão da planta na alimentação traz melhoras nas defesas do coração. Um famoso ingrediente de pratos e perfumes poderá, no futuro, ajudar o tratamento de vítimas de infarto do miocárdio.
Alecrim para o coração "Vimos que o alecrim diminuiu a oxidação de lipídeos e melhorou as defesas antioxidantes, atuando nas enzimas glutationa peroxidase, superóxido dismutase, melhorando assim o estresse oxidativo cardíaco", explica Bruna.
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Uma solução natural para aliviar as dores decorrentes do reumatismo é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial.
Efeitos colaterais e contraindicações. O consumo excessivo do alecrim, especialmente na forma de óleo concentrado, pode trazer problemas como náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade ao sol e reações alérgicas.
Como fazer o chá de alecrim Coloque uma xícara de alecrim e deixe por infusão durante 5 minutos. Em seguida, é só coar e consumir. Fique atento ao consumo exagerado do chá de alecrim. Não é indicado consumir mais do que quatro xícaras ao dia, assim você evita problemas gastrointestinais e nefrite.