Se você fizer a sua solicitação pela Internet, por meio do cadastro eletrônico, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pelo mesmo endereço eletrônico, apenas digitando o seu CPF. Acesse https://passelivre.transportes.gov.br e saiba mais.
Pela Internet, você deve aguardar o prazo de três anos para solicitar a renovação. Para isso, basta acessar a página do cadastro eletrônico e atualizar os seus dados, dos seus familiares e do seu acompanhante. Clique aqui para acessar a página de cadastro eletrônico.
Os alunos que querem revalidar ou solicitar seu Bilhete Único Estudante, com direito ao passe-livre, podem acessar o site da SPTrans e fazer o pedido por lá mesmo. No entanto, é preciso confirmar se a instituição de ensino já encaminhou sua matrícula para o órgão. A taxa do serviço é de R$ 30,80.
Para a revalidação, o estudante deve acessar a ficha de solicitação no link "serviços especiais/passe escolar", imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$7,50 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Esse processo é novo e foi criado para agilizar a revalidação, que agora é efetuada em 10 dias.
Para revalidar ou solicitar um novo Bilhete Único Estudante/Professor é necessário que a Unidade de Ensino tenha enviado os dados para a SPTrans e a sua matrícula esteja ativa. Consulte seu Cadastro. A solicitação do benefício é válida para o ano letivo vigente.
Informamos que a partir de hoje 11/01/2021 terá início a requisição ou revalidação ou do Bilhete Único do Estudante (SPTrans) para este ano letivo.
Para a liberação, o estudante deverá ligar no número 156 e solicitar o desbloqueio. Quem não formalizar o pedido continuará com o acesso interrompido. Os estudantes que fazem estágio remunerado não podem fazer a solicitação, pois não houve alteração no sistema de vale-transporte, pago pelas empresas.
Para desbloquear seu cartão você deve entrar com seu login e senha , acessar o menu cartões -> desbloquear cartões.
O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança. Você poderá efetuar o desbloqueio comparecendo a uma loja RioCard de Gratuidade ou Multisserviços e solicitar a análise e desbloqueio do cartão.
Se você quiser habilitar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal para seu funcionário será necessário: Ter cadastro no site RioCard; Acessar o site da Setrans www.riobilheteunico.com.br/declaracao para declarar o salário mensal de seu funcionário; Retornar ao site RioCard e continuar o procedimento normal.
Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão. Se o cidadão já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha.
O desbloqueio deverá ser efetivado pelo titular, nos Postos de Atendimento da URBS para confirmação e atualização dos dados (deverá apresentar documento de identificação original com foto e o cartão transporte).
Cartão em mãos, é hora do desbloqueio! O cartão chega até o colaborador bloqueado, sendo assim, é necessário entrar em contato com a empresa emissora do vale-transporte para realizar o desbloqueio.
Para utilizá-lo, encoste-o no validador instalado junto à catraca e espere a luz verde e o sinal sonoro (bip). Retire o bilhete e passe pela catraca. Fique atento em relação à informação dos dias restantes de uso, quando se tratar de cota temporal. Para obter o cartão Bilhete Único, basta efetuar o cadastro.
Meu cartão expresso pode ser habilitado para Bilhete Único Intermunicipal? Acesse o site da Setrans www.riobilheteunico.com.br/declaracao para declarar sua renda mensal; Cadastre seu cartão expresso no site www.riobilheteunico.com.br associando seu CPF. Tenho 65 anos e meu RioCard possui Bilhete Único Intermunicipal.
Cadastro
Informe o nome da pessoa responsável pela administração do vale-transporte. Informe o número de funcionários de sua empresa. O número de funcionários não poderá ser alterado. Por isso a Riocard Mais sugere que seja registrado um número acima do atual, prevendo um aumento do quadro.
Conheça a nova integração BRT + Metrô
Para efetuar o cadastro online, é necessário ter em mãos o RG, o CPF e o CEP residencial, além de uma foto digitalizada tamanho 3 x 4 com fundo neutro.