O terraceamento é uma técnica agrícola implantada em áreas de vertentes muito inclinadas a fim de barrar o avanço de processos erosivos pelo escoamento acelerado das águas das chuvas sobre o solo.
O terraceamento se refere à técnica de cultivo que visa à contenção dos efeitos da erosão na agricultura, formada por grandes volumes de água.
os cultivos em terraço são especialmente utilizados para o plantio de bens como o arroz, por exemplo. por ser uma área bastante montanhosa, esse tipo de cultivo na ásia é bastante comum tanto na agricultura familiar como na comercial.
Os terraços nas montanhas serviam para o cultivo agrícola, pois o terreno não era solícito a essa atividade.
A maior rugosidade do terreno e menor desagregação dos agregados do solo sob sistema plantio direto contribuem para o maior espaçamento entre terraços, mas não para sua eliminação.
Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.
O plantio em curvas de nível, conhecido também como plantio em contorno, é a produção organizada usando linhas que têm diferentes altitudes de acordo com o terreno. Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo. Ele se opõe ao chamado plantio “morro abaixo”, o qual não respeita as curvas de nível.