Os divertículos são pequenas bolsas que se formam na parede do tubo digestivo, sendo a sua ocorrência mais frequente no intestino grosso (cólon) e nos países ocidentais. A presença de múltiplos divertículos designa-se por diverticulose.
Acredita-se que a formação dos divertículos se deve a espasmos na camada muscular do intestino. Os divertículos geralmente não causam sintomas, mas, às vezes, eles podem se inflamar ou sangrar, causando fezes sanguinolentas ou hemorragia retal.
O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.
Cirurgia para diverticulite aguda Sem o tratamento adequado, a diverticulite pode causar perfuração da parede intestinal ou inflamação do peritônio, tecido que reveste toda a cavidade abdominal. Ambas as situações podem causar sepse do organismo.
A perfuração intestinal pode ser causada por muitas doenças diferentes, tais como diverticulite , apendicite , doença de Crohn , colite ulcerativa, cálculo ou infecção biliar, outras infecções , úlcera gastrointestinal, isquemias , ingestão de corpos estranhos, câncer , trauma, lesões de radiação, etc.