A economia de um país pode ser divida em três setores, de acordo com o que é produzido. Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo.
O Segundo Setor é composto por empresas privadas que atuam na sociedade, seja na comercialização de bens e produtos ou na prestação de serviços. Assim, esse setor é responsável por atender às diversas necessidades que a sociedade possui, atuando como um complemento às atividades do Estado.
Significado de Setor substantivo masculino Aspecto particular de um conjunto de atividades; esfera ou ramo de atividade: setor dos transportes. Subdivisão de uma região, distrito, seção etc.: setor norte da cidade. Campo ou zona de ação de um indivíduo, de uma organização; domínio: setor político.
Quais são os setores da sociedade? Entenda a diferença!
Como função básica do primeiro setor, ou Estado, está a transferência de recursos entre todos os membros de uma sociedade a fim de trazer igualdade entre seus indivíduos. ... O Estado é utilizado essencialmente como ferramenta de distribuição de renda e aplicação de bem estar social.
As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras. ... Exemplo: Fundação Bradesco.
O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.
Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
Estão entre as características fundamentais na composição do terceiro setor: engajamento de causas, projetos de impacto social, criação de mudanças, diminuição de desigualdades, compreensão do contexto social e político do país, responsabilidade social e voluntariado.
O Terceiro Setor é formado por instituições de direito privado, sem fins lucrativos, e que buscam, dentro de suas finalidades, o alcance do bem-estar social. ... Essas entidades são constituídas de forma voluntária, pela união que pessoas que comungam de um mesmo interesse.
De uma forma geral, as ONGs são associações civis, sem fins lucrativos, de direito privado, de interesse público e que têm as seguintes características, entre outras: Agrupamento formal de pessoas em torno de interesses e objetivos comuns. Realização de ações solidárias, de ajuda mútua e filantrópicas.
Para grande parte dos doutrinadores do direito administrativo, o Terceiro Setor é formado por pessoas jurídicas de direito privado, que não compõem a administração pública, que não buscam fins lucrativos, e que colaboram com o Estado, prestando serviços públicos, pelo que podem receber incentivos.
Quanto ao Terceiro Setor, este consiste em um amplo e diversificado conjunto de instituições como fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras, que são iniciativas privadas porém sem fins lucrativos, que atuam em prol do bem comum e da cidadania.
Os entes de cooperação são formados pelas pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos não exclusivos do Estado que, por terem essa função de auxílio e complementação das atividades do próprio Estado, recebem esse nome de "entes de cooperação".