Como é feito o tratamento
Trata-se de uma condição mais rara, onde é mais comum entre pessoas com raquitismo ou por malformações congênitas. O tratamento deve consistir, no trabalho de correção postural, palmilhas ortopédicas, fortalecimento muscular das estruturas envolvidas e até osteopatia.
Diagnóstico correto Como saber se as pernas são tortas? O ideal é procurar um ortopedista, mas já é possível ter uma ideia observando o paciente em pé, de frente. A figura 1 mostra os dois tipos de pernas tortas: Joelho Valgo: também conhecido como joelho em X.
Para tratar este problema, em geral, o mais indicado é a fisioterapia, na qual serão usados aparelhos para garantir o alívio da dor, o fortalecimento dos músculos rotadores externos do quadril, dos mediais da coxa e o alongamento, além de trabalhar a postura global da pessoa.
1 mês: começa a firmar a cabeça e a rir para se comunicar; 3 meses: começa a firmar as pernas, e os pés já ficam mais “duros” quando encostam no chão ou em uma superfície firme; 4 a 6 meses: o bebê apresenta diferentes reações (choro, sorriso) a depender da entoação da voz de quem fala com ele.
Raramente as pernas arqueadas são causadas por uma deficiência de vitamina D especialmente em países do hemisfério norte, devido à baixa exposição ao sol. Geralmente as pernas das crianças ficam mais retas de seis a nove meses depois que começam a dar os primeiros passinhos.
Colocar o bebê de barriga para baixo é uma das formas de fortalecer o músculo do pescoço. O pequeno irá se apoiar com segurança em uma superfície plana e levantar a cabeça. Você pode colocá-lo de bruços no chão, em cima de um tapete fofinho e com diversas almofadas em volta.
Desde os três meses, mais ou menos, já é possível brincar para ajudar no sentido de equilíbrio do bebê. Por exemplo, colocar o bebê sentado no colo ou deitado de costas sobre os joelhos e balançá-lo de um lado para o outro sempre segurando o bebê com firmeza para que ele se sinta seguro.
5 brincadeiras para estimular o bebê a andar sozinho
10 Dicas de Musculação para Ganhar Tônus Muscular
O tônus muscular também é conhecido como o estado de tensão elástica e permanente, ou seja, é quando o músculo está em repouso. Ele permite iniciar a contração após o impulso dos centros nervosos. Em outras palavras, é a resistência encontrada ao movimento passivo dos membros.
[ Medicina ] Relativo à normotonia ou ao estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter normotónico ; musculatura normotónica ; útero normotónico ).