Logística, em sua definição mais básica, é o fluxo e armazenagem de mercadorias feitos eficientemente a partir de seu ponto de origem até o consumidor. É a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo de mercadorias.
A logística tem a finalidade de administrar e controlar o trâmite das compras e armazenamento de insumos/recursos com eficiência e dentro dos padrões de qualidade que os clientes exigem. Esse controle parte desde da aquisição de matérias-primas a entrega do produto acabado para o cliente final.
Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativos, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.
Logística. Ao contrário da estrutura do curso superior em Administração, que é mais abrangente, o de Logística é mais direcionado. Trata-se de uma graduação na modalidade tecnológica, que tem duração de 2 anos.
A logística é a área administrativa que cuida do planejamento, execução e distribuição de produtos, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento. ... Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega.
A logística de produção ou logística industrial abrange a gestão e a otimização dos processos de armazenagem, bem como a movimentação de materiais nas instalações vinculadas a um centro de fabricação.
O fluxo de materiais trata do transporte de insumos e produtos, comprados ou vendidos. O enfoque do fluxo de materiais está justamente na chega ou saída de matérias numa produção e a forma que será transportado. A escolha do modal para a entrega de um pedido depende da quantidade, tipo de carga, distância, etc.
As principais atividades de um processo logístico são: armazenagem; estoque; embalagem; transporte; distribuição física; fluxo de informação e nível de serviço.
Os fluxos de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem ser divididos em três principais: o fluxo de produto, o fluxo de informação e fluxo de finanças. O fluxo de produtos inclui o movimento de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Também prevê qualquer devolução de clientes ou necessidade de serviço extra.
Os fluxos físicos identificam a origem dos materiais, transporte, descarga, estocagem, processamento de produtos, características da movimentação interna de materiais, perdas e entulho gerados.
Fluxo Logístico é a Integração dos diversos fluxos dentro de uma empresa. Não é só de transportes de produtos que é feita a logística, existem outros fluxos a serem considerados: fluxo de materiais, fluxo de informações e fluxo financeiro, que compõe o todo organizacional de uma empresa.
Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final.
Fluxos de Materiais (responsável pelo transporte de materiais, que pode ser realizado por meios como rodoviário, aeroviário, marítimo, entre outros); Fluxos de informações (é o fluxo de dados que devem ser sempre corretos e precisos para otimizar a eficácia dos processos organizacionais.