Mas quando verde, a jaca tem um sabor neutro, o que permite utilizá-la em diversas receitas salgadas. Aos preparos, ela oferece nutrientes, principalmente fibras e substâncias antioxidantes. Oferece também a textura: depois de cozida e desfiada, a jaca assemelha-se muito à carne de frango.
CASCA | É verde, áspera e relativamente grossa, mas rompe-se facilmente quando a fruta está bem madura. Para saber se a jaca está boa deve-se pressionar a casca e senti-la ceder ao toque, porém manter um consistência mais firme.
Se o objetivo for colher a jaca ainda verde, corte-a quando ainda estiver durinha e com coloração esverdeada. E não se assuste se, ao ser cortado, o fruto liberar um pouco de látex: isso é normal e, para evitar que a substância grude nas mãos, basta untá-las com um pouco de óleo.
O que também pode desbotar a roupa e, por isso, é melhor usar para tirar manchas de jaca de peças claras é a água oxigenada. Da mesma forma que a acetona, o recomendado é aplicar algumas gotas da substância no local da sujeira, deixar que atue no tecido por alguns minutos e, depois, enxaguar bem a roupa com água fria.
Se a mancha persistir, ponha um pouco de álcool na área. Umedeça um pano macio com uma pequena quantidade de álcool e passe sobre a mancha. Se a mancha continuar passe vinagre branco na área afetada. Uma vez que a mancha tenha sido removida, lave novamente afim de remover qualquer resíduo do álcool ou do vinagre.
2 – Uma outra forma de remover manchas de corante é com água e sabão:
5 dicas para remover manchas de corante das roupas
Óleo de Amêndoas e Pedra Pomes (MAIS EFICIENTE!) Esfregue a pedra pomes em movimentos circulares que o corante vai embora rapidíssimo (e as mãos ainda ficam super macias!).
Misture suco de limão e sal em uma tigela até criar a consistência de uma pasta. Esfregue-o nas manchas de corantes em sofá brancos e deixe secar. Limpe-o algumas horas mais tarde para remover a mancha.
Para remover manchas do sofá de tecido, precisaremos de água morna, detergente neutro, pano seco, escova de cerdas macias e batedor de ovos ou batedeira. O primeiro passo é diluir o detergente neutro na água morna. Para isso, será preciso bater a mistura utilizando um batedor de ovos até que se forme espuma.
Pegue um cotonete ou um algodão com acetona em um palito de unha e vá tirando aos poucos, sempre renovando o algodão para não espalhar no tecido. É um trabalho de formiguinha! Não utilize uma bola de algodão para esse processo, pois certamente vai espalhar a mancha. Lembre-se de testar em um local escondido do sofá.
Manchas de batom no sofá Um bom truque para remover manchas de batom em sofá, cadeira ou poltrona de tecido é usar papel toalha de cozinha para absorver o excesso de batom, para depois limpar a mancha com acetona embebida numa folha de papel toalha limpo.
1. Como tirar mancha de batom usando álcool
Para fazer isso, você deve remover o excesso de batom com uma flanela limpa e umedecida com água - basta limpar apenas a área afetada. Depois, coloque um pouco de detergente sobre a mancha e esfregue a região com uma escovinha (você pode reaproveitar uma escova de dentes velha).
Em um litro de água, misture uma xícara de álcool 99%, outra de vinagre branco, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mais duas do amaciante de roupas de sua escolha. Tenha certeza de que todos os ingredientes são incolores, para não criar manchas indesejáveis no tecido.