A fibrose hepática é caracterizada pela deposição de fibras de colágeno nos espaços entre as células do fígado.
As causas mais comuns da fibrose hepática são as hepatites B e C e abuso de álcool. A fibrose só causa sintomas se progredir para cirrose.
F4 – Indica a existência de cirrose ou uma fibrose muito avançada. A seguir aparece no resultado uma letra “A” indicando a atividade necroinflamatória que existe no fígado, seguida de um número que fica entre zero e 3.
Definição: Lesão que provoca a hipertensão dentro do sistema venoso portal (sistema porta hepático e o sistema porta hipofisiário). Ocorre normalmente como consequência de inflamação ou outra lesão.
Em estudo realizado em pacientes com hepatite B crônica, o uso de Lamivudina por três anos seguidos demonstrou reversão da cirrose hepática. Já nos pacientes com hepatite C crônica a terapia antiviral com drogas como interferon mostraram significativa melhora do parênquima hepático7,8.
Complicações pulmonares - à medida que a fibrose pulmonar progride, podem ocorrer complicações, como coágulos sanguíneos nos pulmões (embolia pulmonar), infeções pulmonares (pneumonia) ou pulmonares colapsadas.
Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatrial manual.
Alguns dos tipos diferentes de fibrose incluem o seguinte:
O tratamento natural para fibrose pulmonar envolve a adoção de alguns cuidados diários que incluem:
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento
Dificuldade para engolir água é o primeiro indicativo de um possível quadro de broncoaspiração de repetição. Quando o alimento ou a saliva “descem pelo tubo errado” e entram na traqueia em vez do esôfago, tosses e engasgos são os efeitos mais comuns.
A broncoaspiração consiste na entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. No perioperatório, pode haver a aspiração imprópria de conteúdo gástrico ou da orofaringe.
A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória. Essa condição pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia.
A broncoaspiração é o ato de ir para a via respiratória algo que não deveria. O nosso pulmão precisa receber ar, na hora de respirar, o ar entra pela boca ou nariz, vai pela faringe, laringe, traqueia e entra nos pulmões, através dos brônquios, até chegar no...
Vomitar pode dar água no pulmão? O vômito ou qualquer regurgitação pode causar engasgos e levar a aspiração do conteúdo para o sistema respiratório (traquéia e pulmões), o que poderá levar a uma série de complicações, sendo a principal a pneumonia.