É Guerra Biológica o conflito onde são usados microrganismos vivos como arma, dizimando vidas humanas, animais e vegetais.
As armas biológicas são as mais temidas na atualidade, pois são capazes de devastar várias sociedades contaminando a água, o ar, a terra e os alimentos. São feitas a partir de toxinas, bactérias, vírus, fungos ou outros microorganismos que são fabricados em laboratório e prejudicam a saúde do homem.
9 perigos biológicos que podem ser usados como armas letais
Arma química (CW) é um dispositivo que utiliza produtos químicos formulados para causar a morte ou lesões em seres humanos. Que podem ser classificados como armas de destruição em massa embora estão separados de armas biológicas (doenças), armas nucleares e radiológicas (que usam o decaimento radioativo de elementos).
Armas químicas são armas cujos efeitos destrutivos não se devem a força explosiva, mas sim a toxicidade das substâncias que as compõe, que podem vir a ferir, matar e/ou causar danos ao meio ambiente. ... Mas foi na Primeira Guerra Mundial que as armas químicas foram usadas em larga escala.
Os principais gases usados na Primeira Guerra foram o gás de cloro, o gás mostarda e o gás fosgênio. Tanto os países-membros da Tríplice Aliança, como a Alemanha, quanto aqueles que compunham a Tríplice Entente, como a Inglaterra, valeram-se do uso desses gases contra os seus adversários.
Depois de duas experiências de poucos resultados, feitas no fronte ocidental ainda em 1915, o exército alemão, seguido dos franceses e ingleses, fizeram largo uso do gás de cloro e de mostarda a partir de 1916. Assim, os soldados conheceram mais um abominável instrumento de morte. O pavor dos atingidos foi total.
As armas químicas são substâncias químicas que já existem e são empregadas no uso industrial. A diferença é que uma arma química é utilizada para atacar e fazer sofrer uma população civil ou um inimigo externo. “Esse tipo de arma é um produto químico que causa morte ou que é, no mínimo, tóxico”, explica Colasso.
Armas químicas: usam agentes químicos, como Napalm, DDT, gás mostarda, gás cloro. Armas biológicas: usam agentes biológicos, como agentes bacterianos e virais, contaminação de fontes de água e depósitos de comida. A diferença em relação às demais é que as armas mais usadas ou são armas de fogo ou são nucleares.
Os EUA utilizaram o gás sarin, que atua sobre o sistema nervoso exercendo efeito tóxico mortal, para matar desertores durante a Guerra do Vietnã, disseram ontem a TV americana CNN e a revista americana "Time".
Segundo a Cruz Vermelha vietnamita, muitos desses males decorrem da ação química do napalm – chamado “agente laranja” porque o exército norte-americano o havia armazenado em tonéis pintados em cor de laranjaii.
Ver também
Durante dez anos, Força Aérea americana bombardeou o país asiático com toxinas poderosas. Seus efeitos vão de câncer a malformações físicas e mentais, mesmo 40 anos após o fim da guerra. O codinome "Operação Ranch Hand" (ajudante de fazendeiro) soa bastante inócuo.
Uso do agente laranja na Guerra do Vietnã O composto era chamado de agente laranja devido à faixa laranja em volta dos recipientes que continham a substância. Por ser altamente tóxico ao ambiente, o agente provocou a devastação das florestas vietnamitas.
Filhos e netos das vítimas diretas do bombardeio químico estão afetados por mutações genéticas. Além dos danos causados aos seres humanos, o agente laranja devastou o meio ambiente vietnamita. Os mangues desapareceram totalmente. O solo e as colheitas sofreram envenenamento a longo prazo.
agente laranja é uma mistura de dois herbicidas, foi usado como desfolhante e arma quimica pelos Estados Unidos na guerra do Vietnã. Ele é usado na agricultura e extremamente perigoso a saúde humana, causando câncer de diversos tipos.
O agente laranja era, na verdade, um composto em partes iguais de dois herbicidas, o ácido 2,4-Diclorofenoxiacético (2,4-D) e o ácido 2,4,5- Triclorofenoxiacético (2,4,5-T).
Resposta: porque a substância não faz bem para os seres vivos. Explicação: Como sabemos, o Agente Laranja foi um pesticida/desfolhante que foi usado para queimar as selvas de seus inimigos.
Atuando como agente antinévoa, o napalm retarda a evaporação de substâncias apolares (hidrocarbonetos), extraídas de petrolíferas. Napalm é um tipo de sabão.