Não pode comer antes do exame de ultrassom Mito. Quando a gestante está há muito tempo sem comer ou em jejum, a movimentação do feto é prejudicada e pode levar o médico que lhe atende a entender que seu bebê não está bem. Muitas mamães ouvem que consumir chocolate ou doces antes do exame, faz com que o feto mexa-se.
A gestante que não tenha contraindicação, por conta de diabetes, por exemplo, pode ingerir chocolate ou doce antes do exame, sem problemas. Entretanto, recomenda-se moderação no consumo de chocolate por mulheres grávidas porque o chocolate contém cafeína.
– Caso o paciente venha realizar apenas este exame, não é necessário jejum, caso contrário, seguir recomendações dos demais exames.
Este é um exame que necessita de preparo prévio. – menores de três anos: ingerir uma mamadeira de água ou chá ou dois copos de água 30 minutos antes do exame; – de três a 10 anos: beber de três a quatro copos de água 1 hora antes do exame; – acima de 10 anos: beber quatro copos de água 1 hora antes do exame.
O objetivo ao realizar o ultrassom pélvico é avaliar o sistema reprodutor, como útero, endométrio e ovários, sendo importante para: detectar doenças; acompanhar a gravidez; controlar a ovulação em mulheres que desejam engravidar ou realizam tratamentos de infertilidade.
É realizado em posição ginecológica. A sonda é revestida com preservativo e utilizado gel lubrificante para introdução do aparelho (transdutor) pelo canal vaginal. A sonda emite ondas sonoras, que fazem o mapeamento de todos os órgãos da região. As imagens são formadas em um monitor para que sejam avaliadas.