Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...
O POP é um documento que deve ser anexado ao Manual de Boas Práticas. ... O Manual de Boas Práticas coordena normas que devem ser seguidas para que a empresa cumpra seus objetivos. Encontram-se dentro destes manuais as ações a serem feitas e a documentação de qualidade, ou seja, os POPs.
Por isso, a gestão da qualidade é importantíssima, pois permite entregar um produto livre de contaminante, ajudando na redução de surtos alimentares, oferecendo ao cliente um produto com alto valor agregado, trazendo assim, benefícios tanto para a empresa que a aplica quanto para os que consomem o alimento.
Sistema de Gestão de Qualidade O maior benefício do sistema , atestado pelas empresas, é a maior satisfação dos clientes, melhora na imagem e na cultura organizacional. No entanto, um resultado direto a longo prazo, é o aumento da produção e redução de custos.
A gestão da qualidade contribui, e muito, para o aumento na satisfação dos clientes. Isso, consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
Um dos principais objetivos da qualidade é satisfazer o cliente e, sempre que possível, superar as suas expectativas, oferecendo o melhor padrão de qualidade nos produtos e serviços. Para tanto, a empresa deve observar as necessidades dos clientes, para poder atendê-los com eficiência.
O planejamento da qualidade inclui um conjunto de ações que fazem com que o projeto e seu resultado atendam aos requisitos necessários ao cumprimento dos seus objetivos. ... Leva ao acerto dos processos e do produto de acordo com as expectativas e objetivos e processos.
A melhoria contínua é um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade. Esse esforço contínuo gera uma vantagem competitiva para as organizações.
No contexto da metodologia Lean, a melhoria contínua busca melhorar cada processo na sua empresa ao focar no desenvolvimento de atividades que agregam mais valor para o seu consumidor, ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de atividades que geram desperdício.
Existem diversas ferramentas da qualidade, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que segundo a literatura, são as principais: