região nordestina
região Nordeste do Brasil
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
A Serra é um dos pontos culminantes para a seca do Nordeste, pois é uma barreira natural, a qual impede a passagem de massas úmidas vindas do Oceano Atlântico, que ao se elevar, resfriam e provocam chuvas orográficas, ou seja, as nuvens carregadas não conseguem passar pelo Planalto, precipitando nos paredões de ...
A principal influência do Planalto da Borborema no clima de grande parte da região Nordeste é que, devido a este relevo, não chove no sertão. O Planalto da Borborema (ou chapada Pernambucana) está na região de serras do Nordeste e pode ser encontrado nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Podemos afirmar que o Planalto da Borborema atua impedindo a ocorrência de precipitações porque estes estão localizados em tal região que quando as nuvens repletas de chuva se aproximam da região nordeste, o planalto impede a passagem destas, gerando as suas precipitações.
O planalto da Borborema interfere de forma direta no clima do Nordeste. Isso porque o evidente relavo presenta na região faz com que as massas de ar que seriam essenciais para ocorrência de chuvas e precipitações no local fiquem presas, reclusas.
Clima tropical
O Nordeste é uma região pobre e densa. O Norte é uma região pobre, mas não é uma região densa. A densidade demográfica da região Norte é bem menor que a da região Nordeste. Então, acaba que há uma concentração maior de pobres no Nordeste”, explana o professor.