O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.
O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.
Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito. O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal.
Futuro do presente é algo que, com certeza irá acontecer. Já o futuro do pretérito é uma condição ou algo que aconteceria, mas por algum motivo não aconteceu.
Resposta: O futuro do pretérito é o tempo no sentido futuro mas com o foco no passado. É algo que poderia ter acontecido no passado mas que não se concretizou. Sendo assim, na minha opinião, a resposta correta é a D, "uma suposição, relativamente a um momento passado".
A forma simples se caracteriza por expressar uma ação produzida num certo momento do passado. É a forma empregada para descrever o passado descrito frente a um observador/interlocutor. Vejamos o exemplo que segue: Entreguei as encomendas e preenchi o relatório.