A geotecnia ambiental funciona como um método adaptado de investigar, compreender e evitar problemas de natureza geotécnica, que geralmente envolvem questões como a desintegração e decomposição do solo e das rochas em função dos intemperismos físico e químico ou falta de cuidado nos resíduos industriais provenientes de ...
A Geotecnia Ambiental é uma especialidade da subárea de Geotecnia, situada na área da Engenharia Civil. Esta especialidade contém todos os diferentes ramos das Mecânicas dos Solos e das Rochas; considerada uma ferramenta adaptada para investigar, entender e evitar problemas geotécnicos.
A ocorrência de processos geológicos-geotécnicos (escorregamentos, erosão, solapamento de margens, assoreamento, inundação, colapsos e subsidências) afeta praticamente todas as regiões brasileiras, tanto em áreas urbanas como rurais e empreendimentos.
VANTAGENS DA INVESTIGAÇÃO: Previne desabamentos, desmoronamentos e deslizamentos, reduz riscos de acidentes, evita manifestações patológicas relacionadas à infraestrutura, possibilita a preservação dos lençóis freáticos e gera segurança e economia de recursos, proporcionando, assim, conforto e estabilidade.
A importância do solo na construção civil Afinal, é o terreno que sustenta o peso da construção e determina algumas características básicas do projeto. Em construções maiores é preciso que seja realizada uma sondagem do terreno para descobrir qual a camada é mais resistente e aí erguer as fundações do prédio.
A água promove a expansão e contração das partículas do solo, a aderência e a formação estrutural dos agregados. ... As interações solo - água influenciam muitas funções ecológicas e práticas de manejo do solo. Estas interações determinam quanto da água da chuva infiltra através do solo ou escorre sobre sua superfície.
O solo argiloso possui mais de 45% de argila na sua composição de grãos. Esse tipo de solo possui partículas muito pequenas (microporos). Como os espaços entre os grãos (os poros), também são muito pequenos, eles retêm mais água.
A água constitui aproximadamente 90% do peso da planta, atuando em, praticamente, todos os processos fisiológicos e bioquímicos. Desempenha a função de solvente, através do qual gases, minerais e outros solutos entram nas células e movem-se através da planta.
A água, e o fator mais importante para formação do solo, isso acontece por processos de intemperismo. Ela e responsável, pela fertilidade, leva minerais e nutrientes de forma complexa a certo tipos de solo, como argissolo vermelho, dentre outros.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
Resposta. Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo.
O processo de desagregação das rochas provocado pelo intemperismo provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, chamadas de sedimentos. ... Esse mesmo processo é o que origina também aos solos, que nada mais são do que um amontoado de sedimentos oriundos da desagregação de rochas.