Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.
A origem mais frequente da gengiva inchada é uma inflamação conhecida como gengivite, consequência de uma falha no processo de higienização bucal. Isso significa que a escovação está sendo feita de forma incorreta e o fio dental sendo usado de modo inadequado.
Higiene bucal incorreta: O acúmulo de placa bacteriana é a maior causa para o inchaço na gengiva. Esse excesso de bactérias é nada menos que o reflexo de uma má escovação. "É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente".
A retração da gengiva pode aparecer após o tratamento com aparelho ortodôntico, mas algumas alternativas terapêuticas recuperam, de forma eficiente, a harmonia do sorriso.
Este pode ser um sinal de que sua cavidade bucal está com gengivite. O quadro é conhecido pelo incômodo durante a limpeza e inchaço dos tecidos moles. Uma das principais causas é a falta de higiene. Por conta da dificuldade dessa atividade, pacientes com aparelho fixo comumente apresentam esse problema.
Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.
Segundo a ortodontista, quando há uma má oclusão dentária, por exemplo, o tratamento deve ser realizado em toda arcada. Ou seja, o profissional terá que instalar o aparelho fixo nos dentes de cima e de baixo. Mas, em casos mais leves, essa técnica pode ser aplicada em apenas uma parte do sorriso.
O primeiro passo para colocar o aparelho é o preparo da boca. O dentista, além de promover uma limpeza profunda, deve fazer a aplicação do ácido fosfórico, que promove uma maior porosidade do esmalte, facilitando a fixação dos bráquetes.
Após a conclusão do tratamento ortodôntico, muitos pacientes vão notar mudança na sua aparência facial. A maior mudança ocorrerá no sorriso (alinhamento e nivelamento). Mudanças na aparência facial serão mais perceptíveis se o problema original for mais grave e envolvendo as bases ósseas(maxila e mandíbula).
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
Não é possível colocar aparelho fixo nos dentes de leite, já que é necessário que a criança já esteja pelo menos com uma dentição mista, ou seja, alguns dentes permanentes, para poder fixar a estrutura do aparelho. De qualquer forma, o aparelho fixo não é a única alternativa de tratamento para crianças.
Em relação ao tempo total de um tratamento ou quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito, a resposta é: ele pode variar. Contudo, a média gira em torno de 12 até 24 meses, mas uma série de fatores pode diminuir essa média.
Tipos de desconforto causado pelo aparelho Outro problema comum causado pelo aparelho é o do atrito natural dos fios ortodônticos (o famoso “araminho”) e das peças coladas nos dentes, (chamadas de bráquetes) com outras partes da boca, como a gengiva, a bochecha, a língua e os lábios.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.
5 alimentos recomendados para quem começou a usar aparelho ortodôntico
Use analgésicos para aliviar o desconforto Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho. Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio.
De acordo com o Apelbaum, o aparelho ajuda no emagrecimento também porque ele cobre as papilas gustativas (partes da boca responsáveis pelo reconhecimento dos sabores) do céu da boca, reduzindo o sabor de determinados alimentos, fazendo, portanto, com que o paciente perca um pouco a vontade de comer.
Todos os profissionais odontológicos, do melhor dentista do mundo ao iniciante mais básico de todos, concordam que o segredo de como cuidar dos dentes com aparelho está na escovação adequada....Veja a seguir!
Os chás de camomila, hortelã e erva-cidreira podem ser utilizados para diminuir o desconforto nos primeiros dias, assim como o própolis e o óleo de cravo. Caso a dor seja muito intensa, procure seu ortodontista para avaliar o uso de medicamentos e nunca recorra à automedicação.
11 dicas de higiene para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo
5 DICAS PARA TORNAR SEU TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS RÁPIDO E EFICAZ
Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas
O aparelho ortodôntico de porcelana garante rapidez e discrição ao tratamento. Quando se trata de um modelo mais discreto e confortável, o aparelho ortodôntico de porcelana é uma das principais opções. Mas você sabia que ele também pode garantir um tratamento mais rápido? Sim, isso mesmo!
Fatores para diminuir o tempo com o aparelho ortodôntico Cuidados com a higiene para que o acúmulo de placa bacteriana e tártaro não atrase a movimentação dos dentes. Cuidados com a alimentação para evitar a quebra de bráquetes. Utilização de elásticos ortodônticos, geralmente utilizados para encaixar a mordida.