O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
Desconfortos Após Cateterismo Pelas Vias Femoral ou Radial Os mais citados pelos pacientes foram dispneia (2,6%), cefaleia (2,2%), tontura (1,3%) e dor de estô- mago (1,3%).
A angioplastia com stent é um dos procedimentos cirúrgico que podem ser usados para tratar obstruções arteriais. Não é comum sentir fraqueza nos membro tratado no pós operatório. É importante consultar seu cirurgião vascular para uma avaliação adequada da sua queixa pós operatória.
Consulte o médico se tiver angina ou falta de ar, dor, inchaço, vermelhidão, sangramento ou vazamento no local da inserção; dor, frio ou cor azulada no braço ou na perna onde o cateter foi inserido; perceber sangue na urina, fezes escuras ou qualquer outro sangramento.
Após a Angioplastia, a tendência é que os sintomas do infarto desaparecem progressivamente. De forma geral, logo após o procedimento, o local onde foi feita a punção para a entrada do cateter costuma ser comprimido por um curativo que deve permanecer por 24 horas, para evitar sangramentos.
Quais são os riscos da angioplastia? Apesar dos riscos serem pequenos, algumas complicações podem acontecer. Hematomas, alergia, sangramentos, embolização, insuficiência renal, arritmia cardíaca e acidente vascular cerebral então entre as intercorrências possíveis do procedimento cirúrgico de desobstrução das artérias.
“Hoje, noventa por cento dos nossos pacientes de angioplastia fazem o procedimento num dia e no outro vão embora para casa. E no outro, dependendo do caso, podem viajar, trabalhar, enfim, fazer o que quiser.