Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto.
4. Processos Articulares: São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si. Função: Obstrução.
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos.
Os processos originam-se do arco vertebral e são um conjunto de sete: um processo espinhoso, mediano e inferior, dois processos transversos, localizados posterolateralmente a partir da junção entre pedículos e laminas, e quatro processos articulares, dois superiores e dois inferiores.
Vértebras Lombares Além desses, as vértebras possuem nos processos articulares superiores estruturas denominadas processos mamilares, que também se fixam a músculos do dorso.
Vértebras torácicas são únicas em que eles têm o papel adicional de fornecer anexos para as costelas. Vértebras típicas consistem em um corpo vertebral, um arco vertebral, bem como sete processos. O corpo tem a maior parte da força colocada nas vértebras. Corpos vertebrais aumentam de tamanho de superior para inferior.
As vértebras articulam-se com as costelas, através da estrutura denominada como fóvea ou hemi-fóvea, que podem ser facilmente localizadas no corpo da vértebra, pedículo ou nos processos transversos.
Os discos intervertebrais encontram-se entre os corpos das vértebras da coluna, desde a estrutura da vértebra cervical C2 até a região sacral, posicionando sempre entre os corpos de duas vértebras distintas.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais.
As três regiões superiores compreendem 24 vértebras e são classificadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.
O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal). As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras).