O continente antártico não é dividido em países porque existe um Tratado , assinado por todos os países , que proibe a utilizaçao das terras da Antártica a não ser para pesquisas científicas .
Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. ... Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas.
A Antártida é considerada um grande deserto polar pelo índice mínimo de precipitação, além de ser o continente mais frio e mais seco. Aqui já se registraram ventos de até 320 km/h e a temperatura mais baixa da terra: –89,2°. Sob o manto de gelo a vida é muito rica.
Apenas a península Antártida, com 1 000 km de extensão, não está sempre coberta por gelo. O relevo é marcado pelos montes Transantárticos, prolongamento geológico dos Andes.
A Antártica, hoje conhecida como "o continente branco", era coberta por uma floresta tropical na época dos dinossauros. ... Agora, um grupo de pesquisadores encontrou evidências irrefutáveis de que o “continente branco”, como é conhecida a Antártica, estava coberto por uma floresta tropical na época dos dinossauros.
Com uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto maior continente do mundo; nele se localiza o Pólo Sul, o ponto mais meridional da Terra. Acredita-se que a Antártica tenha se formado através da separação de Gondwana, o supercontinente; seu resfriamento ocorreu ao longo de milhões de anos.
Em 1959, durante uma convenção em Washington (EUA), África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e URSS decidiram que o continente deveria ser preservado para evitar que as alterações provocadas em seu meio natural impactassem o clima mundial.
Em 1819 um navio inglês, o Williams, desviou-se de sua rota e foi levado às Ilhas Shetland do Sul, e de lá fretado em uma viagem mais para sul sob o comando de Edward Bransfield que acabou por aportar em 30 de janeiro de 1820 na Terra de Graham.
Robert Edwin Peary
A maior parte da população que habita na antártica são os pinguins, que suportam tal baixa temperatura. Existem cerca de 4000 humanos que vivem lá, e a ocupação de todos são ser cientistas, existem 45 países que tem permissão para estudar cientificamente a antartida, entre eles o Brasil.
Juridicamente, a ocupação da Antártida é baseada no que se estipula em um tratado constituído a 23 de junho de 1961, o chamado "Tratado da Antártida". ... Mas, sua principal decisão, talvez, foi a de proibir até 2047 a exploração de recursos minerais da Antártida.
Resposta. Resposta: Pelas condições difíceis de alcance, navegabilidade e ocupação, os primeiros exploradores da região atingiram o Polo Sul somente em 1912, sendo que o mapeamento da área só foi possível por meio de fotografias aéreas, única forma de se orientar e percorrer de forma segura todo o gelo da Antártida.
A importância das pesquisas científicas feitas na Antártida para o Brasil ou para outros países que mantêm estações nesses continente está relacionada ao fato de que tais estudos proporcionam o conhecimento acerca das mudanças climáticas que ocorrem em todo o planeta Terra.
O Tratado da Antártica foi assinado em Washington, em 1º de dezembro de 1959. A partir desse Acordo, os países que desenvolvem atividades na Antártica se comprometem a dialogar sobre o uso do continente, com o propósito de preservá-lo e de não permitir que se torne objeto de discórdia internacional.
O Tratado da Antártida é o documento assinado em 1 de dezembro de 1959 pelos países que reclamavam a posse de partes continentais da Antártida, em que se comprometem a suspender suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional.
O Brasil aderiu ao Tratado Antártico, o principal documento jurídico de regulamentação internacional das atividades na Antártica, em 1975. ... O Brasil foi se afirmando como importante nação que estuda e contribui para a ciência e a paz, objetivo primeiro dos participantes do Tratado Antártico.
O Tratado da Antártida, em vigor desde 1961, estabeleceu como área de aplicação o sul do paralelo 60ºS e definiu que essa região seria usada somente para fins pacíficos, com liberdade de pesquisa científica e promoção da cooperação internacional no continente, proibição de qualquer atividade de natureza militar, ...
Com o fim do Tratado da Antártida, poderá ocorrer uma exploração clandestina do continente, gerando desequilíbrio ambiental em virtude de possível derretimento de geleiras, causando aumento do nível do mar, mudança da temperatura, acarretando em morte de animais marítimos.
Sem equivalentes nas relações internacionais, o Tratado Antártico se baseia em grandes princípios: a não militarização e a não nuclearização do continente, liberdade de pesquisa científica, proteção do meio ambiente e congelamento de qualquer reivindicação territorial.
ZOO ANTÁRTICO
A Antártida é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental do planeta, pois essa região abriga cerca de 70% das reservas de água doce do mundo (geleiras).
A cooperação internacional nas pesquisas científicas, o Tratado prevê a troca de informações relativas aos programas científicos, de pessoal entre as expedições e estações na região e dos resultados científicos alcançados.
O tratado antártico Proibiu qualquer tipo de militarização no continente, sendo usado apenas para atividades pacíficas. ... nenhum pais pode reivindicar território pois o continente pertence a todos os paises.