O valor de ajuste que a Bolsa divulga após o término de cada pregão da Bovespa online, comparado com o ajuste anterior ou com o preço da transação a futuro realizada no dia, representa a diferença diária que será creditada na conta de quem teve lucros ou debitada da conta de quem teve prejuízos.
O ajuste diário é exatamente o ajuste financeiro — que pode ser de crédito ou débito — executado nas contas de compradores e vendedores desse mercado todos os dias, em função do preço de ajuste do dia anterior.
O que é ajuste dólar? O ajuste dólar é um acerto financeiro feito diariamente para os contratos futuros de dólar comercial, na modalidade crédito ou débito. O ajuste é feito diretamente na conta do investidor na corretora. O ajuste diário do dólar comercial tem como referência o preço de ajuste do pregão do dia.
As operações com contrato futuro de índice e de mini índice são feitas de segunda a sexta, em horário de pregão. A fase de pré-abertura terá início 5 minutos antes do início da fase de negociação. No dia do vencimento, a negociação do contrato vincendo encerra-se às 17h55.
Para fazer R$ 300 por dia com um único minicontrato no mini dólar teríamos que acertar 30 pontos. No mini índice, teríamos que fazer 1500 pontos, o que equivale comprar um minicontrato aos 80 mil pontos e ter a “sorte” de a cotação ir para 81.
O contrato de dólar cheio é cotado em reais e é equivalente ao preço de cotação atual (exemplo acima: R$ 3.
Por isso, a explicação mais simples para a variação do dólar – diária e ao longo do dia – é justamente a oferta e demanda do mercado. Ou seja: quando sobra dólar no mercado, a cotação fica mais baixa. Quando tem mais gente comprando dólar, a cotação sobe.
O mini dólar é uma variação do contrato futuro do dólar, e o mesmo vale para o mini índice. Como é um mercado que utiliza somente margem de garantia, os minicontratos possuem um acesso mais facilitado ao investidor pessoa física, sendo a margem de garantia na casa de 20,00 a 40,00 reais por minicontrato somente.
Depois disso, ainda temos 2 algarismos, que se referem ao ano de vencimento daquele mini contrato. Se for 2020, o número final do código será 20, se for 2021, o código será 21 e assim sucessivamente.