O Pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos.
Pontilhismo e seus artistas brasileiros mais emblemáticos
Os pintores mais famosos do mundo e suas pinturas mais conhecidas
Resposta: 1° fase Manoel Araújo e Félix Taunay. 2° fase Victor Meireles e Pedro Américo. Espero ter ajudado!
Existiu a primeira , segunda e terceira fase. A primeira foi a influência neoclássica que ainda sob a influência da missão artística francesa e consequentemente da estética neoclássica. A segunda foi a influência romântica que foi marcado pela coroação em 1841 do Jovem D. Pedro II.
Enquanto durou, de 1826 até 1889, a Aiba teve sete diretores e passou por duas grandes reformas (1831 e 1855), mas são as gestões do pintor Félix Taunay (1795-1881) - de 1834 a 1851 - e a do pintor e crítico de arte Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) - de 1854 a 1857 -, que consolidam a academia.
De acordo com os estatutos de 1855, a academia passou a ter cinco especializações – arquitetura, escultura, pintura, ciências acessórias e música – cada uma composta por disciplinas específicas, sendo estabelecido o que deveria ser ensinado em cada uma das aulas.
Dom João VI
Seu objetivo era fornecer o ensino de artes com um viés mais profissional, aplicado aos ofícios e às nascentes atividades industriais, mas as dificuldades financeiras para a implantação de oficinas o levou a se concentrar no ensino das Belas Artes.
1816
Deixando de lado as associações informais e os círculos artísticos existentes na Renascença italiana, é possível afirmar que a primeira academia de arte propriamente dita é a Academia de Desenho de Florença, criada em 1562 pelo pintor, arquiteto e biógrafo italiano Giorgio Vasari.
O estabelecimento do ensino de Arquitetura no Brasil é, relativamente, recente. O Curso de Arquitetura da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, que fora o único do Brasil por mais de cinqüenta anos, era uma instituição pública que recebia estudantes de origem modesta desde sua criação, em 1826.