Nestes casos é recomendado que:
Quando o nosso corpo é agredido, não só por queimaduras mas por outros tipos de agressões (corte, picada, pancada, etc.) o processo inflamatório começa com a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos (capilares) no local machucado, aumento de permeabilidade desses vasos e a migração de leucócitos (células do sistema ...
Quarto grau: envolvem pele, músculo e osso. Elas freqüentemente ocorrem com queimadu- ras elétricas e podem ser mais graves do que aparentam. Podem causar complicações gra- ves e devem ser tratadas por um médico ime- diatamente.
1 – Borboleta Monarca Algumas podem ser venenosas e um bom exemplo é a borboleta monarca, aquela laranja e preto com manchas brancas. Elas botam seus ovos apenas em plantas que produzem seiva tóxica.
Sempre que encostar em uma taturana, lave com água e sabão o mais rápido possível e procure atendimento médico. Em Curitiba o Centro de Controle de Envenenamento (CCE) atende pelo telefone
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.
Outra recomendação é pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcóolica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão. Isso pode ser feito uma vez a cada 15 dias.
Outra forma ecológica de se livrar delas é cortar as folhas das palmeiras onde estão os ninhos: como essas lagartas têm hábitos noturnos, é fácil encontrar durante o dia os grandes ninhos tecidos com fio de seda. Há ainda inseticidas biológicos, que agem após serem pulverizados sobre elas.
O Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente no combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e pomares. Ele é composto por uma substância chamada deltametrina, que age através de contato e ingestão, eliminando as lagartas indesejadas, com tempo esperado de ação em 24 horas.