A palavra incipiente se refere a alguém ou algo que está no começo, inicial, principiante. Já a palavra insipiente se refere a alguém que não tem saber e sensatez, que é ignorante, tolo, não tem prudência. ... Insipiente tem sua origem na palavra em latim insipiens, que significa insensato.
O certo é a palavra parônima desta: eminente. Lembre-se que parônimos são termos que possuem proximidade na forma escrita e significados diferentes. Eminente quer dizer notável, ilustre, alto, elevado. Iminente, como dito anteriormente, expressa algo que vai ocorrer em breve.
Iminente significa que algo está a ponto de acontecer. Por exemplo: Perigo iminente! ( = Perigo próximo! )
Resposta. Iminente significa que algo está a ponto de acontecer, então perigo iminente quer dizer um perigo próximo de acontecer.
O berço de iminência, por exemplo, é o latim imminent;a, o estado de alguma coisa que está para acontecer logo, que é iminente. Já eminência, que também tem berço no latim eminentia, é palavra que remete a alta posição social, grande reputação, proeminência. Iminente, portanto, é o que está prestes a acontecer.
O iminente risco de morte é a condição crítica do paciente diante da linha mais tênue entre a vida e a morte. ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
Sensação de morte iminente e/ou pânico: é um sentimento de medo extremo (diferente de medo intenso), agudo ou prolongado, acompanhado de sintomas e sinais físicos como sudorese e taquicardia e de temor a um perigo imediato e não localizável ou identificável.
As duas expressões são corretas e sinônimas. Embora formadas por palavras antônimas (vida e morte) possuem a mesma intenção comunicativa, indicando que alguém se encontra numa situação de perigo que pode ocasionar sua morte.
Já a palavra "iminente" deve ser utilizada para expressar algo "imediato", "próximo". "que está prestes a acontecer". O termo também funciona como um adjetivo que qualifica as situações com risco imediato de se concretizar. - Ele está em risco iminente de morte.
O adicional de periculosidade e o adicional de risco de vida têm o mesmo sentido e o mesmo alcance, haja vista que ambos pressupõem uma atividade prestada sob condições perigosas. ... Dessa forma, o adicional a ser pago à categoria, deixou de ser tratado através de norma coletiva para ser assegurado por lei.
A forma mais precisa é "risco de morte" ou, melhor ainda, "correr o risco de morrer". Mas a expressão "risco de vida" não está incorreta, já que se associa à ideia de colocá-la em perigo.
Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre o nascimento e a morte de um organismo; a condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja…