Em uma ileostomia em alça, o intestino é levantado até acima do nível da pele e mantido no lugar com um suporte para estoma. É feito um corte na alça intestinal exposta e as extremidades são enroladas para baixo e costuradas sobre a pele.
A classificação das ostomias é de acordo com a sua função, permanência ou órgão. Na função, são os ostomas de nutrição (denominadas gastrostomia e jejunostomia); drenagem, que é a traqueostomia, quando um tubo é inserido para ajudar na respiração do paciente; e eliminação.
Colostomia úmida: estoma onde há saída de urina e fezes pela mesma abertura.
Em geral, as estomias intestinais são indicadas no intuito de se desviar o trânsito fecal do local patologicamente comprometido. As principais indicações operatórias são: má formação congênita do intestino, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras.
A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto./span>