Ou seja após um - meia-vida, a concentração da droga no corpo será metade da dose começando. Com cada meia-vida adicional, menos da droga é eliminado proporcional. Contudo, o tempo exigido para que a droga alcance a metade da concentração original permanece constante.
Em geral, a meia-vida efetiva é o tempo necessário para que a quantidade de um radionuclídeo específico no corpo diminua para metade do seu valor inicial, tanto pela eliminação por processos biológicos quanto pela deterioração radioativa.
A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.
As formas farmacêuticas semi-sólidas são representadas principalmente pelas pomadas, cremes e géis, os quais são destinados principalmente para aplicação tópica. Elas podem ser aplicadas sobre a pele, na superfície do olho ou, ainda, utilizadas por via nasal, vaginal ou retal.
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. A definição legal deixa claro o papel fundamental desse produto, que previne doenças, mantém e recupera a saúde e alivia sintomas.
Os adjuvantes farmacêuticos ou excipientes são substâncias auxiliares diretamente envolvidas na composição de diversos medicamentos.
Significado de Adjuvante substantivo masculino Aquele que ajuda; quem presta auxílio. ... adjetivo Que auxilia ou presta ajuda: funcionário adjuvante. Diz-se do medicamento que reforça a ação de outro ou do agente que intensifica a produção de anticorpos ou estimula os linfócitos: quimioterapia adjuvante.
Adjuvantes imunológicos são substâncias capazes de aumentar a resposta imune específica e auxiliar o antígeno a desencadear uma resposta imune precoce, elevada e duradoura. Formulações de vacinas com potentes adjuvantes são bastante atraentes para melhorar o desempenho de antígenos purificados.
Na indústria farmacêutica, os tipos de excipientes mais utilizados são: